quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Joelho Valgo e Joelho Varo

O joelho é uma das articulações mais complexas do nosso corpo. A anatomia do joelho permite grande amplitude de movimento, onde ossos, ligamentos, meniscos, tendões e músculos atuam direta e indiretamente para que esta seja executada com maior segurança, equilíbrio e estabilidade.

A articulação do joelho é envolvida por uma cápsula fibrosa e formada por 03 ossos: o fêmur côndilos femorais), a tíbia (platô tibial) e a patela (ou rótula).


(Fonte: NETTER, Frank H. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. )

Entre as superfícies ósseas estão os meniscos e os discos fibro-cartilaginosos, que facilitam a livre movimentação das extremidades ósseas. Eles são auxiliados pelos ligamentos que estabilizam o joelho e ajudam a amortecer os impactos sobre as cartilagens.

As alterações mais comuns do joelho são: valgo ou varo. Quando não tratadas, essas alterações levam a uma distribuição assimétrica de carga sobre os côndilos femorais e os platôs tibiais, podendo favorecer ao desenvolvimento precoce da osteoartrose. As meninas têm maior tendência aos joelhos valgos e os meninos aos joelhos varos, devido à sua própria estrutura óssea.

Os desvios dos membros inferiores podem ter várias causas. Podem ser provocados por disfunções internas, como defeito na calcificação (raquitismo, osteomalácia), displasias epifisárias, tumores benignos (como encondromas ou cistos ósseos), infecções ósseas ou seqüelas de fraturas. Ou ainda por alterações externas, como retrações musculares, excessiva debilidade dos músculos e ligamentos, traumatismos etc.

As deformidades do joelho podem determinar disfunções importantes no membro inferior que apresentam conseqüências nas atividades da vida diária (AVDs), como dificuldade de caminhar, sentar e levantar, subir e descer escadas.

JOELHO VALGO (GENO VALGO) - pernas para dentro, em tesoura ou em X


Malformação que consiste na aproximação dos joelhos e no afastamento dos pés, caracterizando uma angulação medial do joelho e desvio do eixo longitudinal da tíbia e do fêmur para fora. O indivíduo apresenta adução e rotação medial do fêmur, associadas ao excesso de rotação da tíbia. Caso o problema seja bilateral, os membros inferiores apresentam uma forma típica em X.

O valgo, frequentemente, é atribuído à frouxidão do ligamento colateral medial, provocando uma instabilidade. Em geral, promove encurtamentos das estruturas musculoligamentares. Os principais responsáveis são os músculos internos da coxa, que se encontram retraídos, auxiliados por um músculo chamado tensor da fáscia lata, que é aproveitador da situação e fixa a deformidade. Pode ser também provocado por um problema ósseo, que provoca distribuição desigual de pressões sobre o joelho.

Vale ressaltar que, o aumento do peso corporal contribui para os desequilíbrios musculares na articulação do joelho.

JOELHO VARO (GENO VARO) – pernas arqueadas

É a deformidade que consiste no arqueamento das pernas, promovendo a projeção dos joelhos para fora da linha média do corpo, o que caracteriza um afastamento dos joelhos. O indivíduo apresenta abdução do fêmur e o excesso de rotação da tíbia.


É mais raro que o joelho valgo. Entre as causas mais comuns estão o raquitismo e as malformações congênitas.


Os músculos responsáveis pelo arqueamento, que estão retraídos, são o sóleo e o bíceps femoral, auxiliados pelo tensor da fáscia lata, fixador da deformidade. Pode estar presente a frouxidão do ligamento colateral lateral. Frequentemente, vem acompanhado de hiperextensão dos joelhos.

TRATAMENTO

O geno valgo/varo fisiológico, na maioria das vezes, se corrige espontaneamente, geralmente quando a criança adquire a posição ortostática (varo) e entre dois e seis anos (valgo).

Há casos em que são indicados os aparelhos corretores ortopédicos. Nos casos mais graves, ou quando a deformidade persiste, a indicação é o tratamento cirúrgico.

Na Fisioterapia, o tratamento consiste na realização de exercícios de alongamento e fortalecimento dos grupos musculares envolvidos. A técnica de Reeducação Postural Global® (RPG) é excelente para a correção do joelho.

Posts relacionados:
Pé Plano e Pé Cavo

Cifose, Lordose e Escoliose


Influência do desenvolvimento e do ambiente em que se vive na postura corporal

Você mantém a postura correta quando está sentado?


CUIDE BEM DA SUA POSTURA!


.

Dra. Helga Monteiro
Fisioterapeuta – Crefito: 75660-F

119 comentários:

Anônimo disse...

ola helga , so quero parabenizar pelo site e tb pelo numero de visitas , vcs merecem .

gde abraço
ricardo
monitor do curso de rpg
responsavel pelo sga
fsio da seleção de volei feminina

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Olá Ricardo, que bom que gostou do site. Sua visita é sempre bem vinda.
Se desejar escrever algo sobre a SGA, este espaço está aberto para sua participação.
Obrigada! Volte sempre.

Unknown disse...

Ola gostaria de uma informacao.
aos 12 anos fiz uma cirurgia de correcao de geno valgo sendo que foram colocados 3 grampos em cada joelho mas nao fiz nenhma fisioterapia apos . Sinto dores toda vez que faco exercicios ou caminho e tambem os joelhos incham.
gostaria de saber se existe alguma solucao para meu caso. Desde ja agradeco pela atencao

Tahuana Amorim

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Olá Tahuana. Tudo bem?

Você deve consultar um ortopedista, pois somente com um exame minucioso será possível dizer especificamente o tratamento que pode ser mais favorável para o seu caso.

Com certeza se você tivesse feito um tratamento fisioterapêutico pós-cirúrgico estes sintomas não estariam aparecendo ou, no mínimo, eles seriam muito menos importantes. Provavelmente você necessite de um fortalecimento da musculatura e alinhamento das estruturas ósseas.

As dores e o edema (inchaço) devem ser sinais de despreparo do seu organismo para a sustentação do seu corpo, já que os joelhos são estruturas que recebem impactos durante a caminhada.

Uma boa opção para lesões nos joelhos é a hidroginástica ou a hidroterapia (com Fisioterapeuta), que diminui o impacto sobre as articulações. O RPG® (Reeducação Postural Global) irá ajudar muito na correção da postura através do realinhamento das estruturas ósteo-músculo-ligamentares.

Espero ter ajudado, mas realmente só uma avaliação detalhada poderá confirmar!

Obrigada pela visita e volte sempre.

Boa sorte!

Anônimo disse...

olha eu tenho 17 anos e queria saber de vc se joelhovaro pode ser corigido nessa idade ????????

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Caro Guilherme,

aos 17 anos com o joelho varo não se obtém grandes correções, no entanto pode-se amenizar as consequências advindas da deformidade. Caso haja uma deformidade grave, será corrigido por meio de procedimento cirúrgico.

Atenciosamente.

Anônimo disse...

Tenho 31 anos, e gostaria de fazer a cirurgia de correcao(pernas arqueadas), e possivel? - Vale ressaltar que sinto dores nos joelhos quando fico muito tempo de pe ou uso sato alto,etc...Ficarei muito grata, sofro com as dores e me sentiria bem melhor se pudesse ser reparada fisicamente.- Sem mais, obrigado.

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Olá ‘Anônima’,

Existe sim a possibilidade de correção do joelho varo através de cirurgia, caso haja alterações funcionais, como as osteoartroses, dores intensas e instabilidades articulares. No entanto, ela é a última escolha, pois pode causar complicações de consolidação óssea ou osteomielite.

Existem algumas órteses que estabilizam o joelho e auxiliam na correção, junto com o tratamento fisioterápico.

Converse com um bom ortopedista e veja se realmente é necessário fazer a cirurgia.

Dê uma olhada neste link, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, sobre cirurgias de joelho: http://www.projetodiretrizes.org.br/7_volume/01-Artrose_de_oelho_TratC.pdf

Atenciosamente.

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Estudos sobre cirurgia de Joelho Valgo:

http://www.rbo.org.br/materia.asp?mt=1513&idIdioma=1

http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=199946&indexSearch=ID

Unknown disse...

Oi. tenho 16 anos e tenho o joelho em "X". Não sei se meu caso chega a ser grave, acredito que não. Mas queria corrigí-lo. Como faço?
Vc indicaria cirurgia?
poderia me explicar como a cirurgia funciona, o tratamento, etc?
e o preço?
Obrigada

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Olá Mayara,

não somos especialistas, portanto não estamos aptas a informar sobre procedimentos cirúrgicos. O ideal é que você procure um cirurgião especialista em joelhos, para que ele possa avaliar o seu caso e dizer se é ou não indicação para cirurgia corretiva.

Existem algumas órteses que estabilizam o joelho e auxiliam na correção, junto com o tratamento fisioterápico, especificamente as técnicas posturais, como o RPG (Reeducação Postural Global).

Um bom fisioterapeuta saberá prescrever os exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura envolvida, de acordo com a necessidade.

Para maiores informações, dê uma olhada neste dois links acima, que falam sobre cirurgia de Joelho Valgo.

Volte sempre!

Patricia disse...

Olá, eu gostaria de obetr uma informação se possivel.

Eu tenho 21 anos, e há um ano e meio para cá (após uma cirurgis ao joelho direito) notei que estou a ficar com joelhos varo. Tenho algumas dores, e ao caminhar sinto que os meus pés se "deslocam para o lado", se tentar caminhar com os pés em linha recta os meus joelhos batem um no outro.
Eu gostaria de saber quais as medidas indicadas para a corecção. E se é possivel corrigir aos 21 anos. Eu ouvi dizer que há uns aparelhos ortopédicos que corrigem sem ser necessário operação.
Ouvi também dizer, que o joelho varo tem varios graus de gravidade, como posso medir as distância e saber qual o grau onde eu estou inserida? É que eu ao tentar colocar-me direita em frente ao espelho reparei que já não juntos as pernas, estou mesmo arquada.

Obrigada Patty.

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Olá Patty,
Tudo bem com você?

Você fez cirurgia nos joelhos devido a que?

Esta instabilidade você adquiriu só após a cirurgia?

O arqueamento que você visualiza em frente ao espelho realmente é sinal de deformidade em varo. Para você saber a graduação, o ideal é que procure um médico ortopedista, para que ele possa lhe examinar e informar com maior fidedignidade.

Para a correção do varismo, o melhor tratamento seria através da técnica de RPG®, para reorganizar suas estruturas ósteo-articulares. A musculatura também deve ser trabalhada. É uma técnica bastante completa. Procure um bom RPGista e verá ótimos resultados.

Atenciosamente.

Unknown disse...

ola tenho 16 anos e meu joelho é varo
queria saber se apos a cirurgia eu vou pode praticar esporte normalmente.. o tempo que eu vou ter que ficar parado
e se existe outro metado que nao seja a cirurgia
obrigado

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila disse...

Olá meu nome é Camila tenho 15 anos e tenho joelhos valgos, sinto dores com frequecia e não consigo ficar em pé corretamente, uso umas palmilhas mas ñ ta resolvendo nada. Gostaria de saber se existe alguma cirugia ou tratamento p/ resolver esse problema.
Obrigada :]

Tina disse...

Olá,
Meu nome é Cristina, tenho 53 anos e tenho JOELHO VALGO (OU GENO VALGO) - pernas para dentro, em tesoura ou em X.
Desejo saber se há exercícios de fisioterapia que atue efetivamente na minha idade ou somente a cirurgia é o mais indicado.
Li em http://www.cdof.com.br/fisiote3.htm
que o tratamento para joelho valgo é:
Fortalecer: Grácil, sartório, semitendinoso e semimembranoso, glúteo máximo, trato ílio-tibial e bíceps femoral.
Alongar: glúteo máximo, trato ílio-tibial e bíceps femoral.
E manutenção do peso ideal é desejável.
Abraços,
Cristina

FisioSaúde disse...

Oi Márcio,

posso dizer que sim, você poderá praticar esportes normalmente após a cirurgia... Isso dependerá de sua recuperação!

Já o tempo que ficará parado não posso especificar, pois também dependerá da recuperação, se seguir corretamente as instruções médicas e fisioterápicas.

Atenciosamente.

FisioSaúde disse...

Olá Camila,

além da palmilha pode ser feita Reeducação Postural Global (RPG), que vai ajudar a reequilibrar sua postura, mas se a cirurgia for indicada, talvez seja ela que vá resolver seu caso.

Converse bem com seu médico para que tudo possa ser feito até chegar na cirurgia.

Espero ter ajudado!

FisioSaúde disse...

Cristina,

Volto a ressaltar o valor da RPG para os desalinhamentos de joelho, pois atua diretamente nestes casos para realinhamento articular, inclusive na sua idade ou até mais.

A cirurgia é indicada quando as outras alternativas de tratamento não surtem efeito significativo.

Quanto a estes exercícios não creio que sejam corretos...

Primeiro, porque cada paciente apresenta especificidades bem particulares, então o tratamento deve ser direcionado.

Segundo, porque alguns destes músculos encontram-se encurtados no Geno Valgo, ex. Adutores da coxa e Trato Iliotibial, então ao serem fortalecidos irão fixar ainda mais o desvio articular.

Entende?

Já a manutenção ou perda do peso é bastante favorável, como comentado no tópico. ("Vale ressaltar que, o aumento do peso corporal contribui para os desequilíbrios musculares na articulação do joelho.")

Abraços.

Anônimo disse...

Olá,eu tenho 14 anos e tenho os joelhos valgo.Fui a um ortopedista, ele fez raio x e verificou que não haveria necessidade de cirurgia, porque elas estão dentro do alinhamento considerado normal, mas eu me incomodo com isso pois os joelhos se encontram quando corro.Será que com a rpg daria resultados, precisaria de cirurgia ou vai melhorar com o passar do tempo?

FisioSaúde disse...

Então, você fez tudo certinho.

No seu caso, se o desvio não é fora do que é considerado normal, realmente não é indicada a cirurgia, por não ser muito grande o desalinhamento.

Procure usar palmilhas ortopédicas no dia a dia e tênis adequados para o seu caso quando for correr.

A RPG pode lhe ajudar, com certeza!

Busque essas alternativas e perceba que a cirurgia só é indicada para casos mais sérios.

Abraços.

Caíque disse...

Olá, tenho 18 anos e tenho o joelho valgo. Isso não me incomoda em nada, a não ser estéticamente. Gostaria de saber se há algo que possa ser feito para "correção" dos joelhos.

Junior disse...

Olá, me chamo Junior e tenho 17 anos.
Bom como o Caíque, o meu joelho não me encomoda em nem um termo, a não ser estéticamente, eu tenho vontade de corrigir-lo, eu gostaria de saber, se voce tem um orçamento básico, do preço de uma cirurgia dessas, no meu caso, Joelho VALGO 'X'. Obrigado des-de já .

Anônimo disse...

Olá minha filha tem 1 ano e 4 meses e possui geno varo o ortopedista disse que o problema dela é na tibia e não nos joelhos e passou uns exercicios que forsam os ossos a voltarem pro lugar. ja tem 4 meses que estou fazendo e não vejo resultado.É demorado mesmo esse tratamento? Será que vai dar certo? Estou aflita por favor me dê uma resposta. Obrigada.

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Respondendo ao Caíque:

Olá, tudo bem?

Aos 18 anos a acomodação postural já se fixou...

Mesmo só a estética lhe incomodando, ainda assim será o RPG que irá lhe permitir a correção, contanto que seja bem aplicado e que você siga rigorosamente as orientações.

Uma dica: Evite posicionamentos que favoreçam ao valgismo.

Abraços.

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Boa noite Junior,

Em relação à cirurgia só com um médico ortopedista.

Boa sorte!

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Olá senhora,

mas o médico passou só os exercícios para você fazer com a bebê ou ela faz algum tratamento fisioterápico??

A torção da tíbia pode sim ser desfeita já que ela ainda está em crescimento...

Mas enfatizo bem: tem que ser feito um tratamento correto, pois envolve a biomecânica estrutural que deve ser levada em conta para a detorção da tíbia...

Espero ter ajudado!

shely disse...

Boa noite !parabens pelo seu blog eu sou shely de jijoca de jericoacoara e tenho um bebe de 19 meses que tem uma das perninha torta joelho varo no mes passado pasamos ele em um ortopedista ele mandou tirar um rx tiramos e ele falou que por enquanto ñ podia fazer nada que o anderson teria que usar uma protese so depois de 2 anos .eu queria saber se quanto antes ele usar ñ vai ser melhor e se tem algum exercicio para eu fazer com ele ,aqui em jijoca tem uma lagoa perto de casa seria bom para ele ficar nadando ou andando na beira da lagoa ou faz mal força o joelho eu queria ter perguntado isso para ele mais ak no interior tudo e dificil eu tive que ir em uma cidade vizinha para essa consulta e chegando la tinha 50 pessoas para ele atender e isso poque era particular!obrigada pela atençao!bjs!

tania disse...

boa noite!tenho uma duvida ...minha filha tem 1 ano e 1mes...ela praticamente não tomou banho de sol...até hj e pouco tomou vitamina D (adtil)e ela está com as pernas arqueadas(geno varo)fiquei preocupada pq na internet li q se vc não dá banho de sol isso pode ser consequencia pernas tortas o que devo fazer ?há ainda alguma coisa q eu poossa fazer para corrigir ...banho de sol vitamina d...ou ela começar fazer exercícios de correção?por favor me dê uma direção

Marcella disse...

Olá, tenho joelhos varos que têm me incomodado bastante de uns 5 anos pra cá. Gostaria de saber se o pilates é indicado para amenizar os problemas do joelho varo ou se apenas a RPG. E no caso de obter mais informações sobre cirurgia, eu devo procurar um ortopedista ou um reumatologista?
Grata deste já,

FisioSaúde disse...

Boa noite, Shely. Obrigada por sua participação.

Realmente não tem o que ser feito, pois ele ainda não tem a pisada definida, então não se pode interferir no alinhamento normal dos joelhos, que se dá entre 2 e 5 anos de idade.

Mas, se você puder evitar que ele fique acima do peso é ideal para que não desencadeie alguma alteração na angulação dos joelhos...

Quanto a algum exercício direcionado não existe, mas claro que se você estimulá-lo a nadar ou andar na beira da lagoa não irá fazer mal.

Abraços.

FisioSaúde disse...

Olá Tania, como vai?

Bom, sua filhinha ainda é muito pequena, não tem a formação completa do alinhamento dos joelhos, então não existe fisioterapia específica para tal, até porque não se sabe ainda se a criança tem ou terá desalinhamento dos joelhos nesta idade.

Realmente, o banho de sol para os bebês é essencial para a boa formação dos ossos, e sua falta pode ocasionar problemas osteo-articulares.

Quanto a vitamina D, está presente principalmente nos alimentos derivados do leite e para ser ativada é necessário o banho de sol.

Não perca mais tempo! Passe a dar os banhos de sol, mesmo não tendo feito anteriormente...

Quando ela atingir os 2 anos de idade, leve-a a um ortopedista para examiná-la com detalhamento.

Obrigada por sua atenção!

FisioSaúde disse...

Olá Marcela,

Costumo dizer que o Pilates e a RPG® são complementares... Ambos amenizam o quadro de arqueamento dos joelhos, tanto o varismo como o valgismo.

No caso de uma cirurgia, você deve procurar um cirurgião ortopedista.

Ok?
Abraços.

Anônimo disse...

Olá,meu nome é Nathalia mês que vem completo 18 anos e minhas pernas fazem um X.Gostaria de saber se tem tratamento com essa idade,e no caso qual seria? desde já agradeço.
abraços

Anônimo disse...

ola, tenho 27 anos e tenho genu varum (pernas de cowboy) desde pequena,tenho vergonha de minhas pernas pois todos assoam de mim, por favor tem soluçao e sabe se o sus cobri esse possivel tratamento pois minhas condiçoes finaceiras nao me permite um tratamento particular

Fabíola disse...

Olá, meu nome é Fabíola, tenho 24 e também tenho pernas em X, e não sinto nenhuma dor, até faço exercícios físicos sem problemas, por essa razão tenho medo que a cirurgia possa me atrapalhar nos exercícios, essa preocupação é verdadeira? Se sim, gostaria de saber se somente com o RPG posso resolver meu problema ou melhorar o alinhamento de minha perna! Muito obrigada! E aproveito para lhe dar os parabéns pois creio que esta ajudando muitas pessoas respondendo estas perguntas!!

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Então Marcela,
Aos 18 anos, dá pra diminuir o grau... E o tratamento que eu indico é o RPG® (Reeducação Postural Global).

Abraços!

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Ola "Anômonimo",

O melhor tratamento é realmente o RPG, mas o SUS não faz a cobertura deste tipo de tratamento, infelizmente...

Beijos e volte sempre!

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Fabíola,

Bom, a cirurgia pode atrapalhar nos exercícios logo após a cirurgia, você vai ter que fazer um bom pós-operatório, de forma que não apresente complicações e possa, enfim, realizar os exercícios sem problemas...

Com o RPG somente, como comentei anteriormente, você poderá diminuir a angulação e aliviar o varismo, e assim, melhorar o alinhamento...

Agradeço por sua participação e pelos elogios!! rs

Beijos.

Anônimo disse...

Há alguma possibilidade de corrigir os joelhos valgos com 19 anos?

sabrina pauluk disse...

oi meu nome é sabrina, me respondam pelo amor de deus,meu filho flávio tem 2 anos e 4 meses, e somente agora é que percebi, que seus joelhos sao encostados um nos outros de forma muito aparente seus´pés sao chato e pra fora. quando ele nasceu co cerca de 3 ou 4 meses todos o seguravam em pe no colo e flávio veio a criar um caroço avermelhado na lombar levando quase um ano pra sumir o pedatra na epoca me disse que sria pelo fato de terem forçado a coluna e as perninhas dele,e depos de um ano sumiu tudo e somente agora com dois anos e quatro meses percebi essa certa diferença em suas perna, gostaria de saber se pode ter sido causado por esse ocorrido na sua fase de bebe? e queria saber tbm se tem cura, pq eu e o pai dele nao temos esse " probleminha" .o que faço pelo amor de deus... e desde de ja agradeço.meu email é sabrina272@gmail.com

Anônimo disse...

ola, tenho uma duvida, minha filha tem 12 anos, ela sempre pisou torto, um pouco para dentro, ate entao nunca teve problemas com isso, so que de um ano pra ca venho notando que as pernas dela estao ficando um pouco arqueadas, com os joelhos afastados, gostaria de saber se com o crescimento dela os joelhos vao ficar cada vez mais afastados, se tem algo que possa ser feito para diminuir esse afastamento dos joelhos, ela nao sente dor, nada, o problema e so estetico. bjos obrigada

Walkecion disse...

Olá meu nome é Walkecion eu tenho 16 anos, gostaria de saber se com a minha idade dá pra se corrigir o GENO VARO com fisioterapia, ou só a cirurgia mesmo? desde já agradeço...

joão natalicio disse...

Olá. tenho 23 anos e meus joelhos estão valgo (para dentro) Gostaria de saber se a algum tratamento, mesmo que seja cirúrgico para corrigir meu joelhos?

mito obrigado.

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Anônimo,

Existe sim possibilidade de corrigir os joelhos valgos com 19 anos!

O primeiro passo a ser dado é procurar um ortopedista!

Boa sorte!

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Então Sabrina Pauluk,

Seu filhinho ainda é um bebê, em fase de formação e amadurecimento.
Antes você não percebia porque ele ainda não tinha a pisada firme no chão.
Quanto ao acontecido, não posso afirmar que tenha influenciado, somente o médico poderá dizer em uma avaliação...
Existe tratamento e quanto antes começar melhor, pois, como eu disse, ele ainda está amadurecendo, então nem tem nenhum vício postural instalado...

Agradeço sua atenção.

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Anônimo,

Sua filha está na fase mais difícil, pois é nessa época que se instalam os vícios posturais.
E sim, com o crescimento, os joelhos provavelmente irão ficar mais afastados, caso não seja feita a correção postural, mesmo sendo o problema estético, pois poderá no futura acarretar dores diversas.
Leve-a inicialmente a um ortopedista, que irá analisar qual a melhor maneira de tratá-la.

Obrigada pela visita e participação!

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Boa tarde Walkecion,

Aos 16 anos, ainda tem boa probabilidade de corrigir sim, mas tem que ser fiel e assíduo ao tratamento, para que tenha uma melhor resposta.
Caso a fisioterapia (RPG) não resolva, é que se indica o tratamento cirúrgico, mas só em último caso...

Agradeço sua participação!

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Olá João Natalicio,

Tanto o tratamento convencional (fisioterapia - RPG), como a cirurgia resolvem o seu caso, vai depender do grau de deformidade.

Ats.

Fabiola disse...

Gostaria muito de saber onde você atende, que estado do Brasil é?
Sou do interior do Rio, e estou a procura de uma boa ortopedista, assim como de um tratamento como vc me indicou acima o RPG. Obrigada

Anônimo disse...

Oi tenho 16 anos, tenho o andar para dentro, fiz 14 anos de fisioterapia e ainda continuando pisando para dentro, fiz RPG e td . ainda tem chances de pisar corretamente ?

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Boa tarde Fabiola,

Eu atendo em Fortaleza/Ceará.
Na sua cidade, provavelmente, deve haver algum profissional especialista em RPG®.

Você pode consultar no site da Sociedade Brasileira de RPG:
http://www.sbrpg.com.br/associados.asp

Já um médico ortopedista, se você tiver plano de saúde, eles te indicam... É a maneira mais fácil!

Mas procure indicações de pessoas que já se consultaram com algum profissional, creio que seja a maneira mais confiável.

Grata pela atenção e participação!

Antônio disse...

Parabéns pelo excelente site.
Tenho uma dúvida. Já passei por alguns profissionais, mas tenho pesquisado na internet e visto que meu problema pode ter solução. Tenho joelho varo, o que força o menisco medial da minha perna direita quando pratico corrida de rua (minha paixão). Um ortopedista conceituado da cidade me indicou trocar de esporte, o que me deixou bastante chateado. Descobri que o uso de planilhas customizadas podem me ajudar neste problema, e agora tenho visto que o RPG pode me ajudar. Dra., vc acha que este pode ser o caminho? Desde já agradeço a atenção.

Anônimo disse...

OLÁ UMA INFORMAÇÃO,TENHO 30 ANOS E PRECISO FAZER CIRURGIA DE VALGO E LIGAMENTO CRUZADO, QUAL A POSSIBILIDADE DE VOLTAR JOGAR FUTEBOL, NOVAMENTE

Unknown disse...

BOA NOITE, SOFRI UM ACIDENTE E QUEBREI A TÍBIA E POR CONSEQUÊNCIA DO ACIDENTE MEU JOELHO FICOU VALGO. AINDA ESTOU COM OS FIXADORES. EXISTE ALGUM EXERCÍCIO QUE EU POSSA FAZER PARA QUE VOLTE AO NORMAL? GRATO

Alessandro disse...

Olá, eu tenho 20 anos e tenho o geno velgo leve, quando meus joelhos se tocam meus pés ficam com uns 3 dedos de distancia entre si, como faço para corrigi-los? É possível eles se "endireitarem" sem necessidade de um ortopedista? apenas com execícios? Grato.

Anônimo disse...

ola, tenho 20 anos, meu joelho é valgo, fui no especialista em joelhos e ele falo q naum tem medidas a tomar a não ser cirurgia, as veses quando eu ando na rua os condilos mediais se chocam um nos outros, e a questão de aparencia atrapalha um pouco, vcs tem alguma solução para o meu caso, gostaria que os meus joelhos fosem normal, ou um pouco varo seria o ideal. obrigado e aguardo resposta!!!

elisangela disse...

bom dia,meu filho d 2 anos tem os joelhos bem valgos.Estou indo muito atras de corrigir,ja fiz 30sessoes de fisio que ajudaram,mas nao foram suficientes,assim diz o ortopediatra tambem...
agora mudamos de tratamento,na verdade vamos continuar fazendo fisio p fortalecer,e em breve colocaremos um tipo de ortese(algo chamdo de blak),que sejam lentamente ajustadas pelo medico e deixarem as pernas do nene normais.Mas tudo é um processo lento,acredito que isso resolvera,se nao aos 4 anos teremos q fazer cirurgia.
mas me pergunto é o melhor metodo?
a outras alternativas,alem do q relacionei?
Elisangela

Anônimo disse...

Olá, chamo-me Sarah e queria uma ajuda, se possível: meu namorado se operou de geno valgo e está sentindo muitas dores nesse período pós cirúrgico. Gostaria de saber se, além dos remédios, há algo para amenizar essas dores! Obrigada, desde já!

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Antonio, que bom que gostou deste blog!

Você está sim no caminho certo!

A busca por novas alternativas de tratamento está lhe direcionando para o campo mais atual da correção postural.

As palmilhas customizadas são capazes de reprogramar a pisada e realinhar a postura. Elas são confeccionadas por Fisioterapeutas especialistas em Podoposturologia.

Assim como a técnica RPG deve ser aplicada por profissionais formados no método Souchard.

Boa sorte!

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Boa noite "Anônimo",

Não é tão simples assim afirmar que
logo voltará a jogar futebol como antes, pois vários fatores serão responsáveis por sua recuperação após a cirurgia.

Aconselho a consultar um ou mais cirurgiões especialistas em joelho para lhe darem um parecer mais preciso.

Atenciosamente.

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Caro "Unknow",

Já que me disse que ainda está com os fixadores, é possível que tenha sido feita uma correção cirúrgica.

É compreensível que desejes antecipar sua recuperação procurando fazer exercícios que ajudem nessa correção, mas estes devem ser recomendados por seu médico (responsável pela cirurgia) e por um fisioterapeuta (responsável pelo pós cirúrgico).

Aconselho cautela quanto à execução de qualquer técnica para não prejudicar sua cirurgia.

Atenciosamente.

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Olá Alessandro,

O ideal é que você seja acompanhado por um ortopedista, que lhe encaminhará a fazer exames complementares à avaliação médica, tais como radiorafia e escanometria.

Para correção, você pode buscar o tratamento através de RPG e palmilhas posturais, sem que seja necessária a técnica cirúrgica.

Ok?

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Ola "Anônimo",

O médico que lhe consultou já deu um parecer favorável à cirurgia, então possivelmente seja necessário fazê-la,até porque você mencionou que seus joelhos se tocam quando anda...

Mas, o ideal é ter outra informação médica para ter certeza sobre a realização do procedimento.

Atenciosamente.

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Olá Sarah, td bem?

A fisioterapia analgésica é de grande valia para aliviar as dores pós cirúrgicas, deve ser recomendada pelo médico.

Atenciosamente.

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Boa noite Elisângela,

Como seu bebê ainda é bem pequeno, é complicado aplicar técnicas mais elaboradas (como RPG).

A órtese vem a ser o melhor caminho para regular e até frear a evolução da torção das perninhas.

Verifique com seu médico sobre o uso de palmilhas.

Atenciosamente.

Fabricio Coelho disse...

Olá, tenho 18 anos, tenho joelhos Geno valgo. Tenho +/- 1,88 de altura e peso 105kg. Tem algum tipo de cirurgia que corrige os joelhos? Me incomoda pela estética.. e quanto seria mais ou menos o custo? abraços

Inhame Axoreano disse...

Bom dia !!!

Quais os aparelhos ortopedicos utilizados para a correção dos joelhos varos/valgos?

A utilização de palmilhas pode ser uma solução?

Cumprimentos

wendell disse...

Olá ! gostaria de saber se é possível corrigir a postura aos 23 anos ! eu tenho uma situação de valgo nao muito agravado, meus joelhos ficam juntos e meus pés afastados numa posição desleixada... meus joelhos não ficam apontados para frente, sinto que toda a perna tem a rotação para fora, mais quando eu aponto o joelho para frente,eu fico com as pernas normais, que acontece uma rotação em toda a perna desde a bacia aos pés, também da para sentir como de as costas fossem um pouco mas para dentro, só que os músculos das pernas ficam contraídos como se não fosse essa a postura correcta... a como melhorar isto através de exercícios físicos ?

zeze disse...


bom dia trabalho subindo e descendo escadas e tenho VALGO isso prejudica ainda mas? o que me aconselharia

Anônimo disse...

Olá,
Faz tempo que venho pesquisando sobre o assunto,tenho 23 anos, e sofro com esse problema: Geno valgo, faço ativodades não sinto dores, ,mas o que me icomoda é a parte estética, evito vestidos e shortinhos, sofro comentário sem graça, visto mais calça, gostaria de saber se existe alguma plástica pra corrigir o problema

Abraços,

Dayse.

Anônimo disse...

ola,tenho o joelho esquerdo valgo,tive um acidente onde fraturei e passou da hora de fazer a cirurgia e fiquei com a perna torta...tem correção???

Meire disse...

Ola, sempre tive joelho em X, porem agora com o avançar da idade (70anos), esta bem ruim e ja para levantar depois de algum tempo sentada esta muito difícil, devo dizer que ainda dirijo, e sou bem ativa, apenas não faço exercícios físicos justamente pela dor que venho sentido, alias nunca fui de praticar caminhadas nada, so que agora vejo a falta que faz.Sera que ainda tem alguma coisa a fazer. Por favor me responda.

Anônimo disse...

Boa Tarde, meu nome é ROberta, tenho uma filha de 8 anos, que tem geno valgo, já usou tênis ortopédico, elástico nas pernas, mas não vejo resultado, estou ficando desesperada, pois já passei ela em 10 médicos, e não vejo resultado algum, pode me indicar algum médico, queria fazer cirurgia para acabar logo com esse problema, moro em SP.
grata.

Anônimo disse...

Boa Tarde, meu nome é ROberta, tenho uma filha de 8 anos, que tem geno valgo, já usou tênis ortopédico, elástico nas pernas, mas não vejo resultado, estou ficando desesperada, pois já passei ela em 10 médicos, e não vejo resultado algum, pode me indicar algum médico, queria fazer cirurgia para acabar logo com esse problema, moro em SP.
grata.

IGREJA UNIDA EM COCAIA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Meu filho tem 3 anos de idade e tem o joelho valgo. Um ortopedista disse que é hereditário e como tempo melhora um pouquinho. Com que idade do menino devo sim me preocupar com isso? A fisioterapia resolve?

Anônimo disse...

Olá! Gostaria de saber alguma referência relacionada... visto que no geno valgo, como vc disse o fêmur é tracionado medialmente... neste caso...encurtaria-se a musculatura medial da coxa.... e o varo... a a abdução do fêmur ... assim...os abdutores seriam encurtados....
No entanto em alguns trabalhos... a a descrição ao contrário.... do arqueamento do fêmur do varo ser resultado do encurtamento da musculatura medial da coxa... enquanto que um arqueamento de fêmur e tíbia para lateral seria resultado de encurtamento da musculatura lateral.... e ai... há como avaliar essas diferenças na hora de escolher os exercícios para o paciente?

Anônimo disse...

Parabéns pessoal!
Gostei muito das informações! Elas estão muito bem esplanadas e exemplificadas , em uma linguagem simples e de fácil acesso , Boa sorte para vocês em sua jornada de trabalho muito sucesso e conquistas !

Unknown disse...

Olá!
Tenho 27 anos e tenho geno varo. A RPG pode me ajudar a amenizar ou só o tratamento cirúrgico?

Unknown disse...

Olá!
Tenho 27 anos e apresento geno varo e gostaria de saber se a RPG pode me ajudar ou só o tratamento cirúrgico?

Estudante de Fisioterapia disse...

olá, gostaria de saber se o facto de ter valgismo está associado a uma maior tensão no menisco medial ou lateral..

Anônimo disse...

OLÁ TENHO 10 ANOS E O JOELHO PARA DENTRO, PERDI A PALMILHA ORTOPÉDICA, MAS TENHO A BOTA ORTOPÉDICA.GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO DESENTORTAR USANDO A BOTA SEM A PALMILHA.
OBRIGADO

Anônimo disse...

Ola eu tenho 20 Anos e Tenho Geno Valgo desde pequeno, meus pais nao perceberam e eu acabei crescendo com a deformidade, ja procurei um ortopedista mas ele disse que ainda nao era caso cirurgico, e me passou a palmilha ortopedica, mas desde entao eu percebi que vem agravando a deformidade, mesmo com as palmilhas , o que devo fazer ? a cerurgia é muito cara ? sera que meu plano de saude cobre?

Anônimo disse...

Olá, meu nome é patrícia, tenho 39 anos e também tenho esse problema apenas em uma perna é a direita em X, não sinto nenhuma dor,mas sofro muito constrangimentos, não uso saia curta, biquine nem maior nem shorts se uso calça, fica pior, porque a calça modelo a perna ! a minha pergunta é, porque geralmente as pessoas com esse problema é só em uma perna? Muito obrigada! E aproveito para lhe dar os parabéns sei que esta judando muitas pessoas respondendo estas perguntas!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa noite. O meu filho de 10 anos apresenta sinais de valgismo, instabilidade tibio-femural com desalinhamento. Qual o tratamento mais adequado nesta situação? Apenas a cirurgia?? tem ainda posicionamento externo e baixo das rótulas.
Obrigada

Anônimo disse...

tenho um filho com 3 aninnhos, e tem o problema - joelho valgo. Ando preocupada se no futuro possa trazer-lhe complicações.

Agradecida pelos esclarementos.

Grande Abraço,
Cabo Verde.

Anônimo disse...

Olá, tenho 19 anos e tenho as pernas são arqueadas uns 5cm (genu varo), quero sabe se fisioterapia vai concertar as minhas pernas?

procurando um click disse...

Meu nome Vanessa tenho 33 anos tenho pernas geno valgo, ainda da tempo para corrige, não e muito pra dentro..será que tem solução...

BGS.DUB disse...

Olá tenho 15 anos e geno varo, com isso ja fraturei meu joelho direito e tive que passar por 2 cirurgias q no final acabou resultando numa artrose e perca de amplitude de movimento, gostaria de saber se eu for em uma clinica de RPG eu poderei diminuir o grau do geno varo? pq minha fisioterapeuta dizia q somente o tratamento cirurgico ajudava. Além disso tenho o pé chato, nesse caso o RPG poderá diminuir o grau dessa deformação tbm?, ja que tenho muitas dores mesmo com os exercicios da fisioterapia e massagens.

Anônimo disse...

Ola. Td bem? Minha sobrinha fez a cirurgia de joelho valgo.. tinha 8 anos, na época hj ela ta com 10e n obteve resultado positivo. Pelo contrário. . Hj ela nao se locomove nem msm cm o andador. As pernas nao dobram completamente sem contar q ela teve um grande perda de peso. gostaria de saber se houve um erro médico ou será pq q ela se decaiu tanto assim após a cirurgia. . Mt mt mt obg de coração.

Unknown disse...

Ola.. Meu nome é Marcelo(17 anos). Tenhos as pernas tortas no gênero valgo... Entao ru consigo concerta-las ainda!? É uma coisa da qual me incomoda muito...muito mesmo...

Anônimo disse...

Ola. Tenho 30 anos e joelho valgo. Com 14 fuz Rpg por 8meses e nao adiantou.
Gostaria de fazer a cirurgia por estetica. É possivel? Existe outra forma?
Obrigada!
Karla

Anônimo disse...

Olá! Eu venho sentindo muitas dores no joelho e ele incha bastante. O ortopedista me passou uma ressonância magnética e um raio x. Recebi os exames hoje e sou bem curiosa rsrs, não sou médica, mas li o diagnóstico da ressonância e diz que todos os aspectos estão normais... Já no raio x cita sobre as normalidades de algumas partes, e logo embaixo cita Geno-valgo tr, significa tenho "os joelhos para dentro"? tenho 16 anos, vendo umas fotos quando criança meus joelhos eram bem paridos com um "x" já hoje se houver alguma deformidade não dar-se para notar visivelmente. Desde já, agradecida! Boa Noite!

Anônimo disse...

Olá. ..meu filho tem 5 anos e tem as pernas geno valgo.

mas nos exames ele não tem nenhum tipo de problema...nem no osso, nem na musculatura nem no cérebro ,em nada...mas o caminhar dele cada vez piora.. Não fez nenhuma cirurgia somente fisioterapia!
poderias me ajudar?

Unknown disse...

Olá, tenho 28 anos e tenho joelho valgo(LEVE), no entanto isso nunca havia me atrapalhado em nada. Ultimamente estou praticando alguns esportes como natação e ciclismo e estou tentando começar a correr, porém estou sentindo dores fortes na parte lateral do joelho esquerdo que começam normalmente a partir dos 20 min de corrida. Isso acontece tanto na esteira quanto no asfalto.
Fui num ortopedista que solicitou um raio x e confirmou que há apenas o desvio. O mesmo me informou que quando corro tendo a rotacionar o joelho para evitar o contato entre eles o que acarreta uma sobrecarga nesta região lateral que sinto a dor.
Eu gostaria da saber qual o tenis mais adequado para mim em relação a forma da pisada. Neutro Pronado ou supinado. Atualmente uso um tenins neutro e possuo a pisada neutra e sinto dores.
Agradeço pela atenção!
Att.
Felipe

Unknown disse...

Ola meu nome e ingrid...tenho 22 anos e meu joelhos sao um pouco juntos isso me encomoda porq dói um pouco e esteticamente também. Existe algum tipo de tratamento sem cirurgia que possa corrigir. Desde ja obrigada

Unknown disse...

Ola faço exercícios fisico,mas ando com o pe torto e quando tento andar certo eu me desequilibro.O que fazer .Obrigado

Unknown disse...

Olá!!
Boa noite!
Eu tenho geno valgo.Fui ao médico e foi contatado 12 graus na perna esquerda e 9 graus na direita.O médico fez a cirurgia da esquerda mas só corrigiu 5 graus e disse q tinha corrigido 8 e fez a segunda cirurgia na direita só ao invez de corrigir os 9 graus ou peoo menos 5 graus pra q eu ficasse com as duas pernad iguais ele corrigiu 9 mais ultrapassou chegando a 14 graus para ajuntar meus pés.
Uma pergunda,será q posso agora corrigir esses erros do medico?.Estou sentindo dor na perna direita.Estou muito triste com isso.Nunca vi tanta irresponsabilidade!!!!

Unknown disse...

Olá meu joelhos são valgos para fora de forma que em pé tenho uma estrutura como se estivesse em uma posição sentado queria saber se teria algum tratamento no meu caso e por conta disso não consegui crescer tenho 1,11 de altura . tenho 18 anos

Unknown disse...

Olá tenho 16 e tenho os joelhos varo, gostaria de poder resolver sem intervenção cirúrgica. Meu caso não é grave, porém sinto vergonha ao andar. Recomendam algum tipo de exercício? Agradeço desde já.

Anônimo disse...

Aonde eu encontro essa cirurgia corretiva a cidade

Unknown disse...

Olá meu nome é Michele e eu tenho joelho valgo ou seja em forma de X,tenho 15 anos gostaria de saber se ainda tem jeito para o meu problema,e se com 15 anos é necessário uma cirurgia? Desde já obrigada!

Unknown disse...

Alguem pode me ajudar
Descobri a pouco tempo que tenho genovalgo leve
Eu passei num concurso da policia militar e fui reprovado por isso
Nunca tive problema em fazer atividades fisicas
Fui atleta avida toda
Jogava basquete e fazia luta
Nunca me deu nenhuma restriçao
No edital do concurso estava em 5° e o meu esta em torno de 9° quero sabee se tem como amenisar com tratamento o que fazer pra me ajudar de imediato to preocupado
Nunca tive problema
So quero afazer a matricula do meu concurso
Lutei muito por isso nao acredito q meu sonho possa see anulado por isso
Alguem pode me ajuda?

Unknown disse...

Olá,vcs precisam procurar um ortopedista.Ele fará uma avaliação.Tanto geno valgo com geno varo pode ser corrigido com cirurgia.
Más por favor procurem um profissional sério pq tem muitos q querem usar os outros como cobaia para aprender a fazer cirurgia.

Unknown disse...

Tenho 18 anos, e minhas pernas não são tão arqueadas, mas são.
Quando uso saltos altos meus tornozelos doem, por conta da deformidade. É possível consertá-las sem fazer uma cirurgia??

Anônimo disse...

Olá, tenho 38 anos, e tenho os joelhos pra dentro (Geno Valgo) e isso me incomoda muito, gostaria de saber se na minha idade ainda seria possível a correção sem cirurgia?

Anônimo disse...

Olá boa tarde, tenho joelhos valgos e com o decorrer dos anos venho percebendo que eles estão com angulo maior , como de ficando mais pra dentro tenho 27 anos, além de feio demais ese ou começando a sentir dores no calcanhar devido a minha postura, será que já sou indicada pra cirurgia???

wanderleia disse...

olá tenho 38 anos há 3 anos tráz sofri grave acidente é faturei permas as tibias bilateral ,mais só que uma perna ficou torta tem como corrigir com aparelho ortopédicos.



Anônimo disse...

Meu caso é assim , minhas pernas sao tipo X só q na parte em q os pés se afastam em mim isso n ocorre eles simplesmente estão juntos n afastados , o problema é meus joelhos batem um ao outro quando eu caminho e tals , o q fazer pra dixar eles aliados corretos ? Obs;Tenho 15 anos

Anônimo disse...

Olá,meu nome é cristina tenho os joelhos em x me encomodo muito,tenho 32 anos e nunca usei um short nem saia curta e gostaria de saber se tem como consertar nessa idade,pois meu sonho é poder colocar um short.

Unknown disse...

Olá boa noite,tenho 27 anos e desde criança tenho joelhos tortos PDA dentro e sinto muitas dores..Será que ainda consigo a cura fazendo algum tratamento ou não já passei da idade?

Unknown disse...

Olá boa noite,tenho 27 anos e desde criança tenho joelhos tortos PDA dentro e sinto muitas dores..Será que ainda consigo a cura fazendo algum tratamento ou não já passei da idade?

Anônimo disse...

Meu filho hoje tem tres anos,nasceu com 4.330 e 56 cm.tem geno valgo,isso comecou aparecer com um ano e pouco,a pisada dele e torta ou seja tornozelos afastados.com quem idade nota-se que comeca ficar certa a pisada?

Anônimo disse...

Ola! Estou fazendo um trabalho sobre Joelho Valgo e Varo e gostaria de saber se o procedimento cirúrgico só é feito no particular ou se pelo Sus também é feito???

Anônimo disse...

Boa noite,

Gostei muito do seu site. Parabéns!
Meu nome é Paulo, tenho 59 anos e joelhos varo.
Fiz cirurgia do joelho para retirada de menisco há mais de 30 anos.
Fui diagnosticado agora com gonartrose medial.
Gostaria de saber se RPG e Pilates são indicados para o meu caso e ainda sobre infiltração com synvisc one.

WAGNER PESSOA disse...


Clínica de reabilitação para adolescentes: conheça como é o tratamento e a internação
http://blog.viversemdroga.com.br/clinica-de-reabilitacao-para-adolescentes-tratamento-e-internacao/