sábado, 17 de maio de 2008

Influência do desenvolvimento e do ambiente em que se vive na postura corporal


Sabemos que é na infância que se instalam os primeiros desvios posturais, conhecidos como desvios do desenvolvimento. Durante a fase de crescimento, a coluna vertebral se torna mais vulnerável às forças mecânicas de estiramento, facilitando a progressão do aumento das curvaturas da coluna. É neste período que medidas corretivas devem ser aplicadas para evitar a evolução de um processo postural defeituoso.

A alimentação exerce forte influência sobre o desenvolvimento estrutural e funcional do organismo da criança e do adulto, devido ao valor nutricional dos alimentos. É possível que uma falha no estado nutricional causada por uma alimentação incorreta desenvolva atraso do crescimento da criança.

Alguns problemas do crescimento como excesso ou diminuição da mobilidade articular também podem ser prejudiciais. Eles podem causar lesão por distensão ou compressão nas articulações, tornando-as vulneráveis a possíveis desequilíbrios e conseqüente mau alinhamento estrutural.

Nossa postura corporal recebe influência direta do ambiente em que vivemos!

As atividades que o indivíduo executa diariamente são potencialmente limitativas ou incapacitantes. Nos casos em que não existe ainda alteração do alinhamento, existe a possibilidade que ela se desenvolva. Quando o indivíduo já apresenta tal alteração, é possível haver a piora do quadro defeituoso. Um exemplo acontece quando são realizados exercícios físicos, como ginástica e musculação, de maneira incorreta. Além disso, exercícios físicos que envolvem predominantemente um dos lados do corpo também têm efeitos nocivos ao equilíbrio muscular e vertebral (por exemplo: tênis e golfe).

As atividades ocupacionais geralmente são as maiores responsáveis por distúrbios na postura do indivíduo adulto, já que na maioria das vezes envolvem movimentos repetidos. Caso estes movimentos sejam realizados de forma errada, eles poderão causar sobrecarga tensional nas estruturais envolvidas, principalmente nos músculos.

As crianças sofrem quando estão na sala de aula, ao permanecerem sentadas por algumas horas na cadeira escolar. Deste modo, deve-se pedir aos professores para orientá-las quanto ao assento e ao encosto, posição da mesa em relação à cadeira, posição dos joelhos e dos pés.

Cuide-se! Atividades usuais como dirigir e utilizar o computador em casa podem ser consideradas atividades ocupacionais quanto aos cuidados com a postura.



CUIDADOS COM A POSTURA SÃO ESSENCIAIS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL!!



Posts relacionados:
Pé plano e Pé cavo

Nenhum comentário: