sexta-feira, 18 de março de 2011

Videogame Wii e a Fisioterapia



O Wii é um videogame da marca Nintendo, que foi lançado no ano de 2001, no Japão e nos EUA, e vem sendo bastante utilizado na Fisioterapia em todo o mundo, conhecida como Wii Reabilitação.

Ele possui sensores capazes de captar os movimentos em três dimensões por meio de um acelerômetro, exigindo que o paciente execute movimentos semelhantes aos praticados nas sessões de fisioterapia.

Dentre as várias séries (coleções) de jogos, as mais utilizadas são a do Wii Sports, que acompanha o console e simula gestos esportivos (tênis, boliche, boxe, beisebol e golfe), e do Wii Fit, que possui uma plataforma que capta o equilíbrio da pessoa sobre ela, chamada Wii Balance Board.

Os jogos da coletânea Wii Sports possibilitam principalmente o exercício dos membros superiores (ombro, cotovelo e punho). Ele é indicado para o tratamento de lesões medulares e pacientes que fizeram cirurgias ortopédicas nos membros superiores.

Já o Wii Fit pode ser utilizado em programas de Fisioterapia que visam melhorar o equilíbrio e a propriocepção, a coordenação motora, a amplitude de movimento articular, a resistência e a força muscular, a atividade cerebral, e a capacidade de raciocínio e concentração dos pacientes.

Através da balança, ele pode calcular o índice de massa corporal (IMC) do jogador, quando em cima da plataforma, e indicar a sua altura. E ainda, possibilita o fortalecimento dos membros inferiores e a melhora da postura corporal.


Wii Balance Board


A plataforma é utilizada em pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), Lesão Medular Espinhal, Paralisia Cerebral, Lesões Musculoesqueléticas, problemas posturais, Obesidade, Síndrome de Down, Distrofia Muscular, entre várias outras doenças que levam o paciente a ter algum tipo de deficiência motora.

Este tipo de Reabilitação será contra indicado em mulheres grávidas nos três primeiros meses de gestação, cardiopatas graves, pessoas com problemas mentais ou que apresentem um quadro agudo de dor (tendinite).

Deve-se ter sempre cuidado para não se machucar durante os exercícios, assim como em qualquer outra atividade física, respeitando as limitações do corpo e se exercitando de maneira progressiva.

A Wii Reabilitação é sempre aplicada por um Fisioterapeuta, geralmente ocorre 3 vezes por semana, durante cerca de 30 minutos.

Vale ressaltar que a aplicação do Wii não substitui a fisioterapia comum, ela é complementar às outras técnicas e deve fazer parte de um programa de reabilitação prescrito por um Fisioterapeuta.

Dra. Helga Monteiro
Fisioterapeuta
Crefito: 75660-F



Posts relacionados:

Fisioterapia também é diversão!!