sexta-feira, 8 de abril de 2011

FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL



O Governo Federal criou o Programa Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. O Programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular".

O Farmácia Popular do Brasil oferece medicamentos que tratam das doenças com maior incidência no país. Estão disponíveis, também, preservativos masculinos cuja utilização é importante para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses, são exemplos de doenças para as quais são encontrados medicamentos. Além dessas, estão disponíveis produtos com indicação nos quadros de cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamações e alcoolismo, além dos anticoncepcionais.

As farmácias populares não dispõem de medicamentos para patologias com tratamento especial, como Aids, Câncer, Esquizofrenia. Para essas doenças, o Ministério da Saúde atua com programas específicos de distribuição gratuita de medicamentos no SUS.

Veja as listas:
» Acesse os medicamentos disponibilizados nas unidades da Rede Própria do Programa Farmácia Popular

» Conheça a lista dos medicamentos disponibilizados para venda nas drogarias e farmácias credenciadas no Aqui Tem Farmácia Popular

» Confira o elenco de medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes que integram o "Saúde Não Tem Preço"

» Aqui você encontra a lista de fraldas geriátricas disponíveis no Aqui Tem Farmácia Popular


Fonte: Portal SAUDE.GOV