segunda-feira, 13 de julho de 2009

Fisioterapia também é diversão!!


O Wii é um jogo inovador, que permite usar movimentos do corpo para fins terapêuticos.

O videogame vem sendo implementado no tratamento de pessoas que foram vítimas de lesões traumáticas do cérebro e da coluna vertebral, AVCs e, ainda, aqueles que sofreram ataque cardíaco, ou que estão em algum tratamento reabilitativo pós-cirúrgico.

O aparelho tem duas variaçãoes: o Wii Sports, que simula jogos (tênis, golfe, boliche etc) e o Wii Fit, simulador de exercícios físicos como a dança, a ioga e outros exercícios que desenvolvem a força e o equilíbrio.
.
.


No tratamento fisioterápico, ele estimula as funções cognitivas e proprioceptivas do indivíduo. Além disso, recupera os movimentos perdidos após uma lesão cerebral ou da medula espinhal.

Outro papel importante é o fato de ajudar os pacientes a reconquistarem as funções de equilíbrio, raciocínio, coordenação motora, resistência e força muscular.

Veja este vídeo do site Veja.com:





Atenção: Vale ressaltar que o Nintendo Wii deve ser usado como forma de tratamento somente após avaliação médica e fisioterápica e que seu uso deve sempre ser acompanhado por um Fisioterapeuta.


Posts relacionados:
A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA

Dra. Helga Monteiro

Fisioterapeuta

Crefito: 75.660-F