segunda-feira, 14 de abril de 2008

QUALIDADE DE VIDA


“Pra você, o que significa ter qualidade de vida?”

Esta é uma pergunta bastante subjetiva, pois sua resposta irá depender do estilo de vida que você tem.

Para algumas pessoas, qualidade de vida significa ter uma vida saudável, não ter doenças, ter paz ou mesmo estar vivo a cada dia. Para outras pessoas, ter um bom padrão social, no qual possa usufruir dos prazeres, dar bons presentes a quem ama e ter um grande patrimônio é seu conceito de qualidade de vida.

É relativo!

Mas, de uma coisa todos devem concordar: a qualidade de vida está diretamente relacionada ao bem-estar, seja ele físico, psíquico ou social.

Estar bem é estar feliz!

Como profissional da área da saúde, me sinto na obrigação de dizer que a atividade física é um dos principais fatores que favorecem a uma boa qualidade de vida. Então, procure ter uma alimentação saudável, faça alongamentos diários para relaxar os músculos, visite seu médico com freqüência, durma bem todas as noites, leia um bom livro, mantenha hábitos saudáveis. Além disso, busque o equilíbrio mental, tente manter a calma nas situações de estresse, respire fundo e pense bem antes de tomar decisões precipitadas. Tenha bons relacionamentos no trabalho, na família e com os amigos, seja ativo, mantenha contato com a natureza. E, finalmente, SORRIA, para você mesmo e para o mundo, que ele com certeza irá retribuir esta gentileza.

Podemos concluir que qualidade de vida engloba a saúde, o trabalho e a realização pessoal! Portanto, é através de exercícios físicos freqüentes, cuidados com o corpo, atividades profissionais e de lazer que devemos buscar a tão sonhada qualidade de vida.



Dra. Helga Monteiro
Fisioterapeuta - Crefito: 75660-F