segunda-feira, 13 de julho de 2009

Fisioterapia também é diversão!!


O Wii é um jogo inovador, que permite usar movimentos do corpo para fins terapêuticos.

O videogame vem sendo implementado no tratamento de pessoas que foram vítimas de lesões traumáticas do cérebro e da coluna vertebral, AVCs e, ainda, aqueles que sofreram ataque cardíaco, ou que estão em algum tratamento reabilitativo pós-cirúrgico.

O aparelho tem duas variaçãoes: o Wii Sports, que simula jogos (tênis, golfe, boliche etc) e o Wii Fit, simulador de exercícios físicos como a dança, a ioga e outros exercícios que desenvolvem a força e o equilíbrio.
.
.


No tratamento fisioterápico, ele estimula as funções cognitivas e proprioceptivas do indivíduo. Além disso, recupera os movimentos perdidos após uma lesão cerebral ou da medula espinhal.

Outro papel importante é o fato de ajudar os pacientes a reconquistarem as funções de equilíbrio, raciocínio, coordenação motora, resistência e força muscular.

Veja este vídeo do site Veja.com:





Atenção: Vale ressaltar que o Nintendo Wii deve ser usado como forma de tratamento somente após avaliação médica e fisioterápica e que seu uso deve sempre ser acompanhado por um Fisioterapeuta.


Posts relacionados:
A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA

Dra. Helga Monteiro

Fisioterapeuta

Crefito: 75.660-F

5 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Dras. Helga e Suyani, muito boa essa matéria é a tecnologia ajudando quem precisa...Vai ajudar muitas as pessoas a se reabilitarem.

Que Deus vos abençoe.

Bjs

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Humberto disse...

Olá,
Eu sempre acompanho as postagens do seu blog, e quero deixar um testemunho:
Eu tenho em casa um Nintendo Wii e a plataforma do Wii Fitness. E devo dizer que até hoje eu fico impressionado com os recursos deste game. A plataforma é capaz de localizar o seu centro de gravidade e identificar os deslocamentos dele durante o jogo.
É de cair o queixo!!!!!!
Vira e mexe eu fico tentando bolar um jeito de convencer os administradores do hospital em que trabalho para comprarem um para ajudar na reabilitação de crianças e idosos... mas sabe como é... a relação custo/benefício fala mais alto.
Mas acredito que em breve esta tecnologia deixará de ser entreterimento para virar coisa séria.
Um grande abraço para vocês.
Parabéns pelo blog!!!

Gessiane disse...

Amiga, essa matéria tá show de bola, Parabéns pelo blog!!!! Bjos

Unknown disse...

Olá!
Estou aqui para fazer-lhe uma proposta, que eu considero interessante.Também sou TOP 100 e estou concorrendo na categoria “VARIEDADES” e estou na campanha “UM VOTO POR UM VOTO”.O legal disso tudo é essa interação,eu conheço seu blog e vc, o meu.Já votei no seu e sei que também que receberei seu voto.
Estou te seguindo e se quiseres me seguir, ficarei honrada.Venha apanhar um brinde, com assinatura de um design.Sua presença é muito importante para nós.
Obrigada
http//amigadamoda.blogspot.com

Helga disse...

Gostaria de agradecer a todos os comentários aqui deixados e dizer que é uma satisfação trazer temas como este para serem abordados no blog.

Fico feliz que tenham gostado!!

Muito obrigada por estarem sempre visitando meu blog...

Abraços.