sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Pé Plano e Pé Cavo

Os pés são estruturas importantes para a sustentação corporal e para a locomoção do nosso corpo. Constituem partes complexas do corpo humano, formadas por ossos, músculos, bursas e tendões . Seus músculos e articulações são projetados para dar estabilidade e mobilidade às outras estruturas do membro inferior.

Eles devem possuir adequado formato anatômico - inclusive com um arqueamento na sola - para favorecer a distribuição do peso corporal, o equilíbrio e a deambulação (movimentação em pé).

Além disso, devem sustentar o peso corporal quando o indivíduo está em pé, com um mínimo de gasto de energia muscular. A capacidade de se adaptarem ao meio é imprescindível, de modo que absorvam as forças mecânicas e acomodem-se às superfícies irregulares por onde andamos. Do mesmo modo, eles também precisam ter a capacidade de tornar-se uma alavanca estrutural rígida que impulsione o corpo para a frente durante a marcha ou a corrida.

Para evitar as quedas, alguns sistemas sensoriais sofisticados, que compõem o nosso sistema nervoso central (SNC), controlam a postura e as relações entre corpo e meio em que vivemos, criando estímulos e transformando-os em sinais que permitem um ajuste constante dos músculos que controlam a postura.

Atenção!
* Os movimentos mecânicos básicos dos pés são afetados pelas propriedades do controle postural e biomecânico, ou mesmo pela instabilidade dos calçados que usamos.

Veja algumas alterações morfológicas dos pés e identifique o seu tipo de pé!

Fique atento para a necessidade de tratamento. Na maioria das vezes, o uso de sapatos ou palmilhas ortopédicas, a realização de fisioterapia e terapia medicamentosa são os tratamentos indicados. Em situações extremas, podem ser necessárias as intervenções cirúrgicas.


(Adaptado de: http://www.3bscientific.es/shop/andorra/modelos-miniaturas/serie-de-pes-medart-pe-normal-pe-chato-pe-torto-mam33,5_p_5_264_681_0_398_image_full.html)

Pé plano /Pé pronado

O pé plano é uma condição muito comum. Conhecido como “pé chato”. Caracteriza-se por uma postura pronada (uma inclinação dos ossos do tornozelo para dentro) da parte posterior do pé. Além disso, ocorre uma diminuição do arco longitudinal plantar, que vai desde os dedos até o calcanhar, condição na qual a maior parte da planta do pé fica em contato com o solo.

Essa condição se instala devido ao afrouxamento ligamentar, ou da fáscia plantar, que altera a curvatura fisiológica, resultando em prejuízo na funcionalidade estrutural dos pés. Tal sobrecarga, além de produzir calosidades, impõe alterações na marcha, com conseqüente perda de equilíbrio e lesões nas áreas de impacto.

Há pessoas com o pé raso que tendem a colocar o peso corporal todo para o lado medial do pé, como resultado da redução ou ausência do arco longitudinal do pé. Nesses casos, pode haver o aparecimento de dor e outros desconfortos, nos pés e em outras regiões do corpo, como joelho, quadril e coluna, podendo atingir até a região do pescoço e da cabeça. Em contrapartida, muitas das variações dos pés planos geralmente não causam dor nem outros problemas, de modo que a pessoa com essa alteração anatômica nem sabe que a possui. Na maioria dessas situações não há necessidade de tratamento.

* Em bebês e crianças

O arco longitudinal do pé começa se formar na infância, somente após a criança iniciar seus primeiros passos. É normal bebês não apresentarem as curvaturas nos pés. Caso persista após os dois anos de idade, os pais devem estar atentos para a necessidade de um tratamento ortopédico. Os sapatos servirão como molde para que a criança não sofra com futuras deformações. Raramente será necessário o tratamento cirúrgico, que é utilizado para corrigir desvios mais graves.




Pé cavo/Pé supinado

Também conhecido como “pé arqueado”. Apresenta elevação excessiva do arco longitudinal da base plantar do pé, desde os dedos até o calcanhar. O exagero dessa curvatura, se caracteriza pela distribuiçao do peso em apenas dois pontos, o calcâneo e a cabeça dos metatarsos (dedos dos pés). Freqüentemente, ocorre um desequilíbrio na distribuição dos pontos de pressão, que pode ocasionar dores e calosidades na base dos dedos.

Caracteriza-se por apresentar rigidez excessiva e inflexibilidade, dificultando o amortecimento das forças pelas arcadas plantares. Isso pode causar dificuldades de adaptação aos calçados - que, em geral, necessitam de suporte de arco - e dor ao realizar atividades como caminhar, correr e ficar longos períodos em pé. Em casos mais graves, pode causar incapacitação importante.

Sua causa pode ser neurológica, ortopédica ou neuromuscular.

* Geralmente são observados desvios compensatórios ascendentes em joelhos, pelve e coluna, associados ao calcâneo varo.

Cuidados: A melhor forma de compensar a rigidez e a falta de amortecimento de um pé cavo será com sapatos com características contrárias às do pé. Neste caso, o ideal é procurar sapatos que ofereçam mais flexibilidade e amortecimento de impactos. Outro fator é a acomodação do pé nos sapatos: além de uma boa folga no comprimento, o pé deve ajustar sem exceder a largura do sapato, promovendo a movimentação natural do pé.


Em caso de dúvidas, procure um especialista!

Ele poderá identificar se o seu pé é normal ou patológico.
.


Posts relacionados:
Dra. Helga Monteiro
Fisioterapeuta – Crefito: 75660-F

44 comentários:

Anônimo disse...

como funciona a cirurgia para pé plano pronado?

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Olá, não somos especialistas, portanto não estamos aptas a informar sobre tais procedimentos invasivos.

De antemão, podemos dizer que a correção cirúrgica de pé cavo ou plano vai depender da deformidade apresentada e será indicada nos casos em que haja dificuldade e dor ao caminhar.

A intervenção cirúrgica poderá ser realizada em músculos, tendões, ligamentos, cápsulas articulares e ossos, vai depender do comprometimento.

Para maiores informações, você deve procurar um cirurgião especialista.

Caso ajude, dê uma olhada neste link:
http://celsorizzi.blogspot.com/2008/10/alongamento-do-calcneo-para-tratamento.html

Volte sempre!

Unknown disse...

Voces poderiam indicar uma marca de calçado que preencha as condições recomendadas e que ainda preencha a parte curva do pé?
Explico: eu uso sapatos com as características que voces recomendaram, mas eles não ficam confortáveis por muito tempo e me parece que falta algo que também preencha a cavidade.
Obrigado pela atenção, João Pedro.

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Olá João Pedro, como vai?

Bom, pelo visto você está se sentindo incomodado com o calçado. Mas saiba que ele se molda com o tempo e, também, o seu pé vai se adaptando à estrutura do sapato.

Quanto à marca, é difícil especificar, pois depende do tipo de atividade física você irá realizar. Se você usa com roupas sociais, prefira aqueles mais tradicionais.

Você deve considerar algumas qualidades básicas: conforto, amortecimento, flexibilidade, estabilidade, baixo peso e solado resistente.

Tenha cuidado se o calçado for muito largo, pois o pé automaticamente escorregará para frente e uma folga se formará no calcanhar.

Veja alguns sites que poderão esclarecer melhor:

http://www.xenicare.com.br/pc/obesidade/xenicare/web/movimente_se/materias/materia.asp?CAN=1 &MAT=escolha_tenis&AREA=MODA_E_BELEZA&sub=17

http://buscaaventura.com.br/home/conteudo/noticias/index/id/8897

http://www.revistabianchini.com.br/reportagens/qual_tenis_voce_pisa.html

http://bemleve.feminice.com.br/fitness/qual-e-o-tenis/726

http://www.cartaovermelho.com.br/index.php?name=News&file=article&sid=257&theme=Printer

http://www.copacabanarunners.net/tenis.html

Com estas informações, você poderá entrar no site das grandes marcas de tênis (asics, adidas, mizuno, nike, olimpikus, reebok etc.) e verificar qual o calçado mais adequado. Lá, você encontrará informações sobre cada modelo (ventilação, tipo de pisada, amortecimento e ajuste interno ao pé).

Atenciosamente.

Unknown disse...

Oi, boa tarde.
Muito obrigado pelas informações. Elas foram muito úteis.
João Pedro.

Anônimo disse...

Gostaria de mais informações sobre os pés cavos: a única solução é a cirurgia? os sapatos vão trazer a "perfeição" dos pés com o tempo??
Por favor, respondam para meu e-mail: edina_sedrez@hotmail.com
Muito obrigada!
Édina Sedrez.

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Olá Edina, como vai?

Enviamos um email para você e estamos postando aqui o mesmo:

1°) A cirurgia para pé cavo só é feita nos casos mais graves, como foi citado, especialmente naqueles de origem neurológica.
2°) A perfeição dos pés, e do nosso corpo como um todo, é impossível, pois sempre haverão fatores (internos e externos) que farão com que as estruturas sofram alterações morfológicas.
Os sapatos irão acomodar melhor o seu pé, permitindo maior estabilidade e suporte plantar através de uma maior distribuição das forças de impacto contra o solo.

Portanto, é necessário consultar um especialista em pés para saber qual o melhor tratamento em cada caso específico.

Por fim, saiba que as técnicas manuais e posturais da Fisioterapia contribuem e muito para a flexibilização dos pés e para a distribuição do peso corporal sobre eles, assim como para o relaxamento da musculatura envolvida.

Atenciosamente.

Anônimo disse...

Olá,meu nome é Leonardo, tenho 25 anos.
Sou portador de um pé plano e bastante valgo, já realizei uma cirurgia no INTO aos 12 anos de idades, porém o peso da pisada fica no lado interno do pé, e a forma estética continua a mesma e deformam os calçados.Pergunto há tratamento para minha idade q possa resolver estes problemas ?
Meu email é leonardho_barros@hotmail.com
Muito obrigado !

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Caro Leonardo,

Enviamos a resposta também para o seu e-mail.

Nem sempre o resultado funcional pós-cirúrgico é compatível com o esperado, isso é comum.

Você já tentou usar palmilhas ortopédicas posturais corretivas? Elas podem ser moldadas especificamente para o seu pé e, deste modo, diminuir as deformações internas dos seus calçados. A avaliação inicial é feita por meio de um exame minucioso chamado Baropodometria.

Converse com o seu médico/fisioterapeuta e veja qual a melhor indicação para o seu caso.

Sugerimos que dê uma olhada nestes sites:
http://www.podoposturologia.com.br/metodos.htm
http://www.portaldacoluna.com.br/conteudo.asp?IdMenu=12&IdSubMenu=55
http://www.palmilhasortopedicas.com.br/palmilhas-ortopedicas-posturais.php

Atenciosamente.

Anônimo disse...

Otimo blog!

Eu vou fazer 1 imspeção no exercito!

4) Pés planos espásticos e demais deformidades dos pés, INCOMPATÍVEIS com o exercício das
atividades militares;

Então.. eu tenho pé plano então posso pegar algum aval medico falando que msm tendo nao interfere nas atividades fisicas ou msm algum modo de correção do mesmo!?

grato!

Anônimo disse...

inspeção * rs

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Olá,

Sobre o item citado acima, o pé plano espástico será eliminado neste tipo de avaliação por ser incompatível com as atividades. É um tipo de pé patológico devido à espasticidade característica do mesmo.

Não necessariamente o seu tipo de pé se encaixa neste item, pois ele pode ser somente plano, sem apresentar espasticidade. É necessário que você seja avaliado por um profissional (médico ou fisioterapeuta), que irá lhe falar melhor se você precisa realmente de um aval que o libere para as atividades.

Para a correção de um pé plano, seja ele espástico ou não, um bom tratamento seria a técnica de RPG®, através de posturas específicas que proporcionam o realinhamento das estruturas ósteo-articulares e musculares. É uma técnica bastante completa.

Boa sorte!

projetobeneficiosdabocha disse...

olá, adorei o site..
queria saber, quak seria o melhor tratamento fisioterapeutico para pessoas portadoras do Pé cavo e plano!
meu e-mail: patxinha_89@hotmail.com

Mineirinhodf disse...

Boa Tarde,
Teria como saber sem um exame se meu pé é plano espástico ou somente plano ?

Grato!

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Olá Mineirinhodf,

Geralmente o pé plano espástico tem causa neurológica, devido a uma alteração do sistema nervoso. Neste caso, o Tendão de Aquiles se encontra encurtado.

Ele pode ocorrer também como manifestação clínica da Artrite Reumatóide.

Portanto, uma inspeção acurada realizada pelo médico é que irá confirmar qual é o tipo de pé plano...

Atenciosamente.

Anônimo disse...

ola eu ja uso palmilhas para o pe plano mas nao tenho melhorias nenhumas o meu medico ker fazer ligamento de ossos sera k nao ha outra ciriugia para isso ? agradecia a vossa ajuda o meu pe ja nao movimenta direito e esta a ficar desformado.

FisioSaúde disse...

Bom, não posso comentar quanto à escolha da cirurgia, mas se já está apresentando deformidade então realmente é necessário um procedimento cirurgico corretivo, que realinhe e devolva a funcionalidade à articulação.

SяTª мԾяeiяą.ღ. disse...

tenho Pé Cavo" alem da dificuldade de andar pode leva a para de andar ou esse risco e improvavel ja fis cirugia mais naõ teve resultados boms e meu medo qi posso te problemas mais graves como a perda de locomoçaõ ...

Charles disse...

Boa tarde pessoal,
queria muito que vocês me ajudassem.
Meu caso é o seguinte: tenho um pé bastante plano, tenho 29 anos, sempre fui atleta de basquetebol, joguei 17 anos de minha vida. Atualmente, não jogo mais, mas venho sentindo muitas dores nos meus pés ao correr (esteira ou calçadão). Utilizo palmilhas ortopédicas, mas sei que isso é um paliativo. Queria que vocês me ajudassem falando o que posso trabalhar em meu corpo (que musculaturas podem ser trabalhadas, alongadas, fortalecidas) para que venha adquirir uma melhor postura no dia-a-dia.

BLOG FISIOSAÚDE disse...

SяTª мԾяeiяą.ღ

Sse seu cavo não for tão acentuado, não terá esse risco.
Se for acentuado mesmo após cirurgia, pode ser necessário uma outra, mas aí só o médico irá dizer...

Vai depender do grau de deformidade!

Ats.

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Oi Charles, como vai?

Primeiramente, você deve iniciar sua correção pelo calçado que usa, tanto os de corrida, como os de uso diário...

A principal causa do pé plano é a fraqueza do músculo tibial anterior, que não sustenta o arco plantar e permite que os músculos tibial posterior e fibulares promovam a queda deste arco.
Então procure trabalhar o fortalecimento do tibial anterior para esta correção... Em contrapartida, pode alongar os músculos posteriores para desbloquear as articulações.

Ok?

Muito boa esta pergunta!
Obrigada por sua participação.

kamila disse...

ola em tenho pé cavo qual calsado e recomendado para mim .
usso uns calsados com polco salto mais fico se conforto nenhum doi muiot meu pé quando fico muito de salto

Anônimo disse...

ola tenho pés cavo quero saber qual sandalias devo usar . Usso salto alto mais medio mais senpre doi quando tiros eles . qual a recomendação

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Querida p_cruzz

Desculpe-me por não ter respondido antes, não tinha visto seu comentário no meio dos outros.

Os melhores tratamentos da Fisioterapia são os direcionados para a postura, como exemplo temos a Terapia Manual, que inclui as técnicas onde o fisioterapêuta utiliza suas mãos para corrigir as deformidades posturais, dentre elas a mais conhecida é a RPG (Reeducação Postural Global).

Muito obrigada pelo elogio! Que bom que gostou do Blog...

Volte sempre!

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Boa tarde Carol,

Para os pés cavos, o calçado recomendado é aquele que é menos flexível, devido a hipermobilidade.
Como auxílio, é indicado também o uso de palmilhas que corrijam a pisada supinada.
O salto alto é altamente prejudicial à postura, mas nós mulheres não vivemos sem, não é?
Então, o que se recomenda é usá-los em poucas ocasiões... Ok?

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Anônimo...

A recomendação é a mesma respondida acima sobre os calçados...

Ats.

Anônimo disse...

oii em onde posso comprar palmilhas ortopedicas em segurnaça?

kamila disse...

oii em onde posso comprar palmilhas ortopedicas em segurnaça?

kamila disse...

oii em onde posso comprar palmilhas ortopedicas em segurnaça?

Anônimo disse...

oii em onde posso comprar palmilhas ortopedicas em segurnaça?

kamila disse...

oii em onde posso comprar palmilhas ortopedicas em segurnaça?

Anônimo disse...

oii em onde posso comprar palmilhas ortopedicas em segurnaça?

Anônimo disse...

oii em onde posso comprar palmilhas ortopedicas em segurnaça?

Anônimo disse...

oii em onde posso comprar palmilhas ortopedicas em segurnaça?

Anônimo disse...

oii em onde posso comprar palmilhas ortopedicas em segurnaça?

Anônimo disse...

oii em onde posso comprar palmilhas ortopedicas em segurnaça?

FisioSaúde disse...

Olá Kamila,

palmilhas ortopédicas são encontradas em lojas de material ortopédico ou sob encomenda com fisioterapeutas especialistas em podometria.

O ideal é fazer uma pesquisa em sua cidade.

Ats.

Érika, Mandrake e Caro disse...

Olá
Tenho pé cavo e me foi recomedado o uso da palmilha (aquela com um botão). Porém ela é grande e não cabe nos meus calçados. Você teria alguma sugestão? Estou meio perdida. Meu email é erikaleo@usp.br
Obrigada
Érika

Anônimo disse...

Bom dia, meu filho tem um pé chato e outro cavo, no cavo ele tem pouco equilíbrio e forço, assim sempre esta se apoiando no pé chato, o que pode estar acontecendo? teste de eletroneuromiografia indica possibilidade de CMT, porem analises clinicas não confirma, qualquer comentário será muito valioso para mim.

edpersil@gmail.com

Débora L. Freitas disse...

Olá, eu gostaria de saber se algum tipo ou tamanho de salto pode ajudar a evitar dores referentes ao pé cavo ou supinado, pois tenho percebido que quando uso sapato sem salto, sinto mais dores na perna.

Anônimo disse...

BOA TARDE, MEU NETO TEM PÉ PLANO, ELE TEM 5 ANOS AINDA DA PRA CORRIGIR COM SAPATOS APROPRIADOS, O AVO PATERNO DELE TEM ARTRITE REUMATOIDE EU FICO APAVORADA COM MEDO QUE ELE TNB POSSA TER DESDE JA AGRADEÇO.

Anônimo disse...

CORRIGINDO ACIMA O AVO MATERNO TEM ARTRITE REUMATOIDE.

Unknown disse...

Fiz uma cirurgia no meu pé plano usei uma tecnica diferente das usadas atualmente .....fiz um alongamento de tensão de Aquiles .....estendi um osso e refiz meu ligamento que estava frouxo estou com 10 dias de cirurgia hoje.....minha recuperação está ótima ....estou usando uma meia cana e tenho tido muita coceira

Renato Calixto Paiva disse...

Como foi a conclusão da inspeção? Era no IME?