quinta-feira, 4 de outubro de 2012

BOA POSTURA NA GESTAÇÃO E NA AMAMENTAÇÃO!


A gravidez provoca grandes mudanças na vida da mulher, nos ossos, nas articulações e nos músculos, além de todas as outras alterações sistêmicas.
Sabe-se que ocorrem, também, mudanças no centro da gravidade, à medida que a barriga cresce, ele é deslocado para frente, o que implica grande mudança na imagem corporal.
O peso extra na frente do corpo sobrecarrega a coluna lombar, aumentando as curvaturas normais que existem na coluna, o que implica falta de comodidade para sentar, andar, dirigir e até mesmo dormir.


BOA NOTÍCIA: Mudança de hábito e as adaptações da rotina diária favorecem o bom convívio com tais inconvenientes e permitem que a gestação seja um período marcado por momentos de conforto e prazer...

CUIDADOS BÁSICOS
Uma gestante deve evitar levantar e carregar peso!
Evite usar salto alto!

Prefira pedir auxilio para outra pessoa. No entanto, objetos leves podem ser carregados desde que os traga muito próximos ao tronco.
Flexione as pernas, segure-os com as duas mãos e concentre o peso do corpo nos joelhos.
As roupas devem ser adequadas à estação.
Dar preferência para vestidos, pois são mais confortáveis e fáceis de vesti-los, não limitam os movimentos e mantêm a postura favorável à ação dos músculos perineais e permitem uma melhor ventilação.

Orientações Posturais Básicas
n  Levantar da cama: antes de levantar-se, mexer as mãos e pés com movimentos circulares para lubrificar estas articulações, preparando-as para o movimento.
n  Virar-se de lado e apoiar o tronco sobre o cotovelo, levando as pernas para fora da cama.
n  Evitar levantar flexionando o tronco para frente, pois esta posição promove um afastamento dos músculos reto abdominais, prejudicando assim a função de sustentação dos órgãos abdominais e sua ação durante o período expulsivo.


Melhor posição deitada





POSTURA x AMAMENTAÇÃO

ATENÇÃO!!
A amamentação na posição e tempo adequados, somados ao não uso de chupeta e mamadeira possibilitam, não só o desenvolvimento da posição correta da língua durante a deglutição, mas também da respiração nasal com a boca sempre fechada, que mais tarde se refletirá em boa capacidade de concentração na escola, comportamento tranqüilo, menor chance de infecções respiratórias (bronquites, asma) e um melhor funcionamento do aparelho digestivo livre de doenças alérgicas e infecciosas.

Amamentando
n  Sente numa poltrona confortável de preferência com braços e utilize uma pequena banqueta para apoio dos pés. 
n  Utilize um travesseiro para apoiar seu braço e o bebê de tal maneira que este fique na altura do seio.
n  O corpo do bebê deverá estar de encontro ao seu.

Sentada:                                                      

 


 Deitada:

 



Amamentando GÊMEOS!

 


PREVINA AS DORES!


Mantenha a postura correta!


Alongue-se!



 Faça exercícios!
 



Meia: evita edemas (inchaços)


Cinta: evita as dores nas costas
 



 Almofada da gestante



Almofada de amamentação

 




 LEMBRE-SE:
Amamentar deve ser um prazer para mãe e filho!