segunda-feira, 5 de setembro de 2011

FISIOTERAPIA COM FISIOTERAPEUTA!




Para realizar intervenções fisioterapêuticas, é necessário perceber o homem como um ser global, com aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais. Deve-se considerar as situações em que se encontra o indivíduo: como ele vive, trabalha, se mostra diante da sociedade e, inclusive, como ele dorme. O fisioterapeuta, estuda durante 5 anos, toma conhecimento desses dados através de uma boa anamnese, abrangendo questões clínicas, associada a uma avaliação física completa, com auxílio de exames de imagem.

A Fisioterapia se abastece de várias técnicas mecânicas e manuais que permitem tratar o paciente que apresenta dor por disfunções neurofisiológicas e/ou biomecânicas. É importante salientar que o tratamento deve ser direcionado para solucionar as causas dessas disfunções, não só os sintomas.

De acordo com o Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), a formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:
(...)
VII - elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;
(...)

Portanto, muito cuidado quando for iniciar um tratamento, pois NÃO EXISTE TÉCNICO OU AUXILIAR que realize o atendimento fisioterapêutico.


Assim, quem presta os cuidados de Fisioterapia, é obrigado a apresentar, sempre que solicitado, a Carteira Profissional ou Certidão de credenciamento no Conselho Regional de Fisioterapia, comprovando sua formação.