quinta-feira, 1 de maio de 2008

CUIDE BEM DA SUA POSTURA!


Manter uma boa postura é essencial para se ter uma vida saudável, uma boa respiração e, além disso, evitar as dores musculares e articulares. A manutenção da postura corporal ocorre por meio de cadeias musculares, ligamentos, fáscias, ossos e nervos, os quais promovem o alinhamento postural estático de várias articulações e segmentos corporais.

Nossa imagem corporal é formada em nosso cérebro, que processa os dados que são passados a ele através de informações sensoriais. Muitas vezes, o paciente relata que pensa estar totalmente alinhado, mesmo apresentando desvios posturais visíveis. Isto acontece porque algumas informações erradas chegam ao nosso cérebro como se estivessem corretas, através de um processo adaptativo, induzindo a um mau alinhamento postural, ocasionando os desvios da coluna vertebral: a lordose, a cifose e a escoliose.

A má postura consiste em um mau alinhamento e pode ser causa de várias lesões, que incluem músculos fracos e com pouca resistência à fadiga, restrições de movimento articular e na flexibilidade muscular, podendo em alguns casos resultar em lesão espinhal.

São vários os fatores que alteram a postura corporal: alterações musculares, alterações oclusais, postura do corpo e da cabeça, o crescimento, fatores emocionais e ocupacionais etc.

Para evitar síndromes dolorosas e disfunções posturais é necessário tomar alguns cuidados básicos, como: praticar atividade física com freqüência, alongar diariamente os grupos musculares encurtados, fortalecer a musculatura fraca e, sobretudo, evitar sobrecarga de tensão na coluna vertebral.

É na infância que costumam aparecer os sinais iniciais de desordens posturais. Se estes sinais passarem despercebidos, no futuro eles irão se manifestar de forma mais enérgica e dolorosa. Portanto, deve-se estar atento logo aos primeiros indícios de alteração na postura da criança.

Muito cuidado com a mochila da criança: não a deixe carregar muito peso nas costas e nem permita que ela carregue a mochila de rodinhas sempre do mesmo lado.

No trabalho, dê algumas pausas. Alongue antes, durante e ao final do expediente. Respire de forma lenta e suave. Se estique e alongue os músculos do pescoço, dos braços, das costas e das pernas. Organize seu espaço, de forma que você não seja obrigado a realizar muitos esforços repetitivos. Mantenha a coluna alinhada com o encosto da cadeira. Os pés devem estar encostados no chão ou em um apoio inclinado.

Evite realizar movimentos bruscos e permanecer muito tempo numa mesma postura. Para buscar um objeto no chão, dobre o quadril e os joelhos.

Na hora de dormir, coloque um travesseiro sob os joelhos para relaxar e alinhar sua coluna. Se você dorme de lado, coloque o travesseiro entre os joelhos. Ao levantar-se da cama, gire seu corpo de lado, coloque as pernas para fora da cama, apóie seu braço que está livre na cama e empurre o corpo induzindo a uma posição sentada. Desta forma, seu peso estará sendo distribuído igualmente por todas as vértebras.


Posts relacionados:
Pé plano e Pé cavo
Joelho Valgo e Joelho Varo
Cifose, Lordose e Escoliose
Influência do desenvolvimento e do ambiente em que se vive na postura corporal
Você mantém a postura correta quando está sentado?


.
Dra. Helga Monteiro
Crefito: 75660-F

Nenhum comentário: