
A Classificação Internacional da Funcionalidade – CIF faz parte da “família” das classificações internacionais desenvolvidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), onde também estão inseridas a Classificação Internacional de Doenças (CID) e a Classificação Internacional de Intervenções em Saúde (ICHI).
A CIF é usada para medir os níveis de saúde e incapacidade, a nível individual e populacional, e tem como objetivo principal descrever a saúde e os estados relacionados à saúde em uma linguagem padronizada e universal.
É um instrumento criado para facilitar a prática profissional de saúde - no ambiente clínico, reabilitativo ou epidemiológico. Serve também como uma ferramenta pedagógica, inclusive em pesquisas - seja no nível científico, estatístico ou político-social.
A CIF não é um instrumento de avaliação ou de medida! Assim, os profissionais, ao utilizarem esta classificação, não precisam deixar de usar suas fichas de avaliação.
A CIF poderá ser útil na prática clínica no âmbito da saúde pública e deverá contribuir para o processo de tomada de decisão das Equipes de Saúde, auxiliando na elaboração de relatórios sobre o estado de saúde geral do indivíduo, complementando o habitual registro da doença realizado através da CID-10.
Fisioterapeuta
Crefito: 75660-F
Um comentário:
Interessante!
Postar um comentário