sexta-feira, 22 de outubro de 2010

NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família


O NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família foi criado em janeiro de 2008, pelo Ministério da Saúde, através da Portaria 154, com o objetivo de apoiar e ampliar as ações do PSF.



Conforme institui o Ministério da Saúde , um NASF deve ser composto por profissionais de diferentes áreas do conhecimento: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico, farmacêutico, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social, psicólogo, etc.



Tal composição deve ser definida pelos próprios gestores municipais, tendo em vista as necessidades locais e a disponibilidade dos profissionais.



O NASF deve atuar dentro de algumas diretrizes normativas: ação interdisciplinar e intersetorial; educação permanente em saúde dos profissionais e da população; desenvolvimento da noção de território; integralidade, participação social, educação popular; promoção da saúde e humanização.



É importante ressaltar que o NASF não constitui porta de entrada ao sistema de saúde. Dentro desta perspectiva, os profissionais se responsabilizam pelo acompanhamento dos casos clínicos, planejando, orientando e avaliando os resultados em conjunto com as equipes de Saúde da Família. A partir daí, as equipes devem estabelecer vínculo com as Unidades de Reabilitação, a fim de permitir a atenção secundária necessária,propiciando ao usuário um atendimento adequado à sua condição clínica.



Dentre as atribuições do NASF, podemos citar:





  • Traçar perfil para promoção de ações e práticas em saúde;


  • Discutir os casos;


  • Construir em conjunto um plano terapêutico;


  • Capacitar cuidadores;


  • Realizar Oficinas, Seminários e Workshops;


  • Realizar visitas domiciliares e institucionais;


  • Criar grupos de atividades terapêuticas;


  • Realizar atendimento individual, somente quando necessário.


Estas atividades são aplicadas dentro das nove áreas estratégicas de ação da Saúde da Família: saúde da criança/do adolescente e do jovem; reabilitação/saúde integral da pessoa idosa; alimentação e nutrição; serviço social; saúde da mulher; assistência farmacêutica; atividade física/práticas corporais; práticas integrativas e complementares.




A atuação das equipes de NASF, então, se caracteriza, essencialmente, em PROMOVER SAÚDE E PREVENIR CONTRA AS DOENÇAS!



Dra. Helga Monteiro
Fisioterapeuta
Crefito: 75660-F


Fonte consultada:








CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA. DIRETRIZES DO NASF: Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.


<!--[if !supportLists]--><!--[endif]-->








<!--[if !ppt]-->





<!--[endif]-->

3 comentários:

FisioOnco - Drª Suehellen Milhomem disse...

II Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Oncologia NOS DIAS 2 A 4 DE JUNHO DE 2011.Mais informações > http://www.fisioonco.blogspot.com/

Camila Couto disse...

Muito bom.

Larysa disse...

Saudações a todos neste fórum de blog, quero contar tudo sobre um avanço financeiro que o Sr. Pedro me ofereceu para superar quando eu estava morrendo de fome com meus negócios e família durante a pandemia de covid19. Eu me deparei com o Sr. Pedro no blog por alguém que o recomenda para quem procura empréstimo. Fiquei tão animado e motivado também para estar nessa posição de liberdade financeira porque minha família estava passando fome, entrei em contato com o Sr. Pedro no aplicativo que eu disse ele, minha história de vida sobre a situação financeira, ele me envia um formulário de inscrição para preencher com meus dados, o que eu fiz, depois que ele me enviou o contrato de empréstimo, encaminhei ao meu advogado para dar uma olhada e me aconselhar sobre como proceder. Eu assinei o contrato de empréstimo depois que meu empréstimo foi aprovado algumas horas atrás, banco entre em contato comigo para transferência de fundos e cobranças que preciso compensar no balcão do banco. foi muito bom trabalhar com o Sr Pedro e agradeço muito a ele pela ajuda que ele me deu que realmente ajudou minha família a passar fome. Entre em contato com o Sr. Pedro no e-mail: pedroloanss@gmail.com porque ele está sempre ocupado, mas eles também têm outro colega de equipe profissional trabalhando com ele, mas eu recomendo o Sr. Pedro para quem procura ajuda financeira.