segunda-feira, 2 de junho de 2008

Cifose, Lordose e Escoliose

Nossa coluna vertebral é formada por várias vértebras: 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 ou 5 coccígeas.

Uma coluna saudável possui quatro curvaturas fisiológicas, no sentido ântero-posterior: a Lordose cervical, a Cifose dorsal, a Lordose lombar e a Cifose sacro-coccígea. A curvatura escoliótica vai sempre ser considerada anormal por ser um desvio em sentido lateral, não fisiológico.




Quando não existe um alinhamento padrão, dizemos que surgem os desvios chamados Hipercifose (excesso de Cifose), Hiperlordose (excesso de Lordose) e Escoliose.

Hipercifose – É um exagero da curvatura posterior, geralmente encontrada na região torácica da coluna. Também chamada de dorso curvo, a Hipercifose é provocada por vícios posturais, fraqueza muscular, deficiências nutricionais (raquitismo), tuberculose óssea, fraturas e/ou luxações. A curvatura dorsal se acentua em relação ao normal principalmente quando se executa um trabalho que requer a posição curvada para frente durante muito tempo. Na coluna lombar, pode ocorrer uma inversão da curvatura anterior normal, ocasionando uma cifose lombar.

Hiperlordose – É um exagero da curvatura anterior normal para frente, encontrada nas regiões cervical e lombar. Na região torácica, pode ocorrer uma inversão da curvatura posterior normal, chamada lordose dorsal ou torácica. Na postura lordótica, aparece acompanhada por anteriorização pélvica e flexão da articulação do quadril. Entre as causas da Hiperlordose podem estar: vícios de postura, gravidez, obesidade, fraqueza dos músculos abdominais e raquitismo. Ela costuma ser pior nas mulheres que usam salto alto.



(Fonte:http://www.magnaspine.com.br/lordose.htm)

Escoliose – É um desvio patológico lateral da coluna vertebral (para a direita ou para a esquerda). A escoliose se caracteriza por apresentar tanto flexão lateral quanto rotação das vértebras. A coluna pode curvar-se em direção a um lado somente (em forma de C) ou pode ter curvaturas compensatórias (em forma de S). Pode ocorrer devido a assimetrias nas extremidades inferiores, após vícios de postura, proteção dolorosa, problemas neuromusculares, por malformação congênita ou adquirida. A escoliose congênita ou estrutural envolve uma rotação fixa das vértebras, o que a torna irreversível na maioria dos casos. A escoliose adquirida ou funcional é a mais freqüente, pode ser secundária a raquitismo, a fatores traumáticos, à tuberculose vertebral. Ela é reversível. Há também alguns casos de escoliose onde não se conhece a causa, estes são chamados idiopáticos.

(Fonte:http://www.magnaspine.com.br/escoliose.htm)

Para evitar os desvios morfológicos da coluna é necessária uma boa instrução sobre como evitar posições e atividades que induzem ao aumento das curvaturas fisiológicas, tranformando-as em patológicas.




Observe-se no espelho ou, se necessário, peça para alguém tirar uma foto sua enquanto você permanece numa posição habitual (sentado, de pé etc.) e depois na posição corrigida. No caso de uma criança, faça você mesmo e peça para ela permanecer na postura desejada. No final, compare as duas imagens e identifique os desvios apresentados na posição habitual que não devem ser estimulados no seu dia-a-dia.

Além disso, aproveite as outras dicas que já foram dadas neste Blog para cuidar bem da sua postura. Bom proveito!


Posts relacionados:
Pé plano e Pé cavo
Joelho Valgo e Joelho Varo
Influência do desenvolvimento e do ambiente em que se vive na postura corporal
Você mantém a postura correta quando está sentado?
CUIDE BEM DA SUA POSTURA!


Dra. Helga Monteiro
Fisioterapeuta
Crefito 75660-F

13 comentários:

Anônimo disse...

eu tenho problemas na coluna e gostei do que eu li, mais quero saber quais são os efeitos ex: se tem cura , se terei que fazer aulas de natação e de hidro ginástica até quando e se é pra sempre ou quando sei que estou curada essas coisas espero que me atendam a mim e a outras pessoas pois tem varias pessoas que desejam saber disso obrigada.
Allynny

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Olá Allynny,

Existem vários problemas de coluna... E existem técnicas fisioterápicas direcionadas para os diversos tipos de patologias. Sendo assim, é necessária uma boa avaliação fisioterápica, a qual irá identificar as disfunções da coluna vertebral e, assim, direcionar o tratamento da Fisioterapia.

As aulas de natação e de hidroginástica são importantes para a manutenção do condicionamento muscular e cardiovascular do nosso corpo, no entanto não são terapêuticas, isto é, não tratam a patologia diretamente, e sim indiretamente. É necessário ter este condicionamento para você conseguir melhoras durante o tratamento.

É impossível especificar um tempo ou quando se está curado, pois as alterações posturais podem voltar se não forem mudados os hábitos sociais.

A princípio, podemos citar algumas técnicas que irão contribuir para as correções de coluna, direta ou indiretamente:
 Alongamentos;
* Cadeias Musculares;
* RPG - Reeducação Postural Global;
* Estabilização Segmentar;
* Hidroterapia;
* Manipulação Vertebral;
* Quiropraxia;
* Iso Stretching;
* Maitland;
* Mulligan;
* Osteopatia;
* Pilates;
* RMA - Reprogramaçao Musculo-Articular (Terapia do Esparadrapo);
* RTA - Reequilíbrio Toráco-Adominal; etc.

As técnicas fisioterápicas, ao longo do tempo, serão descritas em nosso Blog, de modo que vocês, leitores, terão acesso a tais informações e poderão esclarecer quaisquer dúvidas que apareçam.

Atenciosamente.

Anônimo disse...

Eu tenho escoliose e o médico me receitou aulas de natação para escoliose. Gostaria de saber se, com esse tratamento, posso ficar curada e onde posso encontrar esse tipo de tratamento, ou se posso fazer qualquer tipo de natação.
Obrigada.

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Olá,

A natação não é um método para tratamento de escolioses. Ela não é capaz de conter a evolução de uma escoliose, muito menos corrigi-la. No entanto, ela auxilia no tratamento, pois promove a melhora do condicionamento muscular e cardiovascular e, conseqüentemente, torna mais fácil o tratamento da escoliose.

Para a correção da escoliose, você vai precisar de uma atividade que alongue e fortaleça especificamente a musculatura envolvida. Para isso, a técnica mais completa realmente é a Reeducação Postural Global (RPG®), que promove o realinhamento da coluna vertebral, além de aliviar as dores e melhorar a flexibilidade por meio de alongamentos de cadeias musculares.

É importante salientar que algumas modalidades da natação podem piorar os desvios de coluna.

Antes de tudo, é necessário o realinhamento das estruturas, para depois ser iniciado o condicionamento.

Para maiores informações, procure a Sociedade Brasileira de RPG® (http://www.sbrpg.com.br/).

Tenha uma boa semana!

Anônimo disse...

Olá, minha irmã de 11 anos tem escoliose idiopática com rotação das vértebras na região torácica e essa curvatura está com 29° graus, olhando ela de frente o ombro direito é um pouco mais alto que o esquerdo. Quais tratamentos devo colocá-la, já pesquisei sobre, natação, RPG, quiropraxia, pilates, etc... Pois o médico pediu para que ela use o colete de milwaukee para impedir o crescimento da curva. Queremos evitar a cirurgia corretiva, mas sei que cada caso é um caso!!!! Se puderem me ajudar com algumas dicas ficarei agradecido! Obrigado!

Wellington.

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Boa noite, Wellignton.

É o seguinte, quanto maior o grau da escoliose, maior será a dificuldade de reverter com os tratamentos convencionais, daí a necessidade de cirurgia.
O colete é um ótimo auxílio a esta correção, na verdade ele estabiliza a coluna e permite a regressão, no entanto deve ser usado com rigor, tirando só para higiene e quando for fazer os exercícios.
Considero a RPG a técnica mais adequada neste caso.

Ats.

Anônimo disse...

BOA NOITE, PARABÉNS PELAS INFORMAÇÕES SÃO DE MUITA IMPORTÂNCIA.
TAMBÉM TENHO ESCOLIOSE LOMBAR, SINTO MUITAS DORES EM TODA COLUNA,COSTAS E SEMPRE TENHO PROBLEMAS COM FISGADAS NO PESCOÇO E NA PARTE DE BAIXO DA COLUNA. ISSO TEM ME PREJUDICADO MUITO NO MEU TRABALHO POIS É BRAÇAL, OU SEJA É MEIO PESADO. NO MOMENTO ESTOU ESTUDANDO MUITO PARA PRESTAR CONCURSOS E ESTIVE PENSANDO SE POSSO CONCORRER COMO DEFICIENTE FÍSICO DEVIDO A MINHA ESCOLIOSE. OBRIGADO.

Anônimo disse...

A coluna é uma das partes com mais importância do corpo humano.
Um tem que saber como adotar posturas corretas em todos os âmbitos, já seja quando estamos sentados num consultório de patologia bucal ou andando pela rua.

Unknown disse...

Olá, tenho escoliose em S, descobri quando tinha 15 anos. Além disso tenho uma discrepância no membro inferior direito, uso uma palmilha de meio centímetro nos calçados. Pecebi que minha escoliose na lombar diminuiu quando entrei na academia, pois fortaleci minha musculatura. Não sinto dores, as vezes quando estou fazendo um exercício muito puxado, como o agachamento. Tenho medo de que minha escoliose se agrave, pois tenho uma tia com 72 anos que a escoliose lombar dela começou a aumentar depois de "velha". Hoje está está com um lado muito notável, bem maior do que o outro (lado esquerdo). Por que isto aconteceu? Ela faz sessões de RPG e eu, não faço tratamento algum.. acho que adquiri a minha devido ao posicionamento na carteira de braço, pois sou canhota e nunca tinha carteiras no lado esquerdo, era raridade na época.
Seu BLOG está de parabéns!!!

Unknown disse...

Olá, tenho escoliose em S, descobri quando tinha 15 anos. Além disso tenho uma discrepância no membro inferior direito, uso uma palmilha de meio centímetro nos calçados. Pecebi que minha escoliose na lombar diminuiu quando entrei na academia, pois fortaleci minha musculatura. Não sinto dores, as vezes quando estou fazendo um exercício muito puxado, como o agachamento. Tenho medo de que minha escoliose se agrave, pois tenho uma tia com 72 anos que a escoliose lombar dela começou a aumentar depois de "velha". Hoje está está com um lado muito notável, bem maior do que o outro (lado esquerdo). Por que isto aconteceu? Ela faz sessões de RPG e eu, não faço tratamento algum.. acho que adquiri a minha devido ao posicionamento na carteira de braço, pois sou canhota e nunca tinha carteiras no lado esquerdo, era raridade na época.
Seu BLOG está de parabéns!!!

Anônimo disse...

Quando uma pessoa já adulta com 21 anos descobre que tem escoliose com 20º é possivel a reversão da curvatura até que chegue em um nivel de 10º? Se existe qual o tipo de tratamento?

Anônimo disse...

Olá. Eu após ida a um "suposto" osteopata, e após manipulações efectuadas na cervical e lombar. resultaram graves alterações físicas no meu corpo, nomeadamente ATM, mordida alterada, originando hiperlordose cervical e hiperlordose lombar, saliência das vertebras lombares, originando "buraco" na zona lombar. alterações de equilibrio, torcicolo, espasmos musculares, e dores musculares. surgimento de flanco esquerdo, originou também a proeminência da traqueia e hiperextenção do pescoço, alterando e colocando muita tensão nos músculos do pescoço...
Desta forma e após algumas indicações, gostaria de saber se é reversível e se dá para corrigir estas alterações no corpo que surgiram após ida a esse sujeito. resultante de negligencia...

Quais os tratamentos e soluções para reverter e tratar?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.