quinta-feira, 24 de abril de 2008

ATIVIDADE FÍSICA E SEUS BENEFÍCIOS


Atividade física é qualquer movimento corporal voluntário que resulte um gasto energético acima dos níveis normais de repouso. A prática regular de exercícios físicos tem ligação direta com o bem-estar e traz inúmeros benefícios para o nosso organismo.

Praticar atividade física regularmente pode ajudar a atingir e manter um peso saudável, melhorar a digestão, assim como auxiliar na prevenção e controle das doenças crônicas, como diabetes, artrite, doenças cardíacas, colesterol alto, hipertensão etc. Além disso, é possível obter uma melhor mobilidade, velocidade e equilíbrio corporal praticando exercícios físicos.

Pessoas ativas apresentam mais vigor, são mais autoconfiantes, bem-humoradas; menos deprimidas e estressadas.

Os indivíduos praticantes de atividade física, em geral, apresentam melhora dos reflexos e redução dos acidentes por quedas. Ao mesmo tempo, suportam atividades de longa duração com mais facilidade e apresentam melhor controle postural.

Ser fisicamente ativo também pode transformar músculos, articulações e ossos débeis em estruturas saudáveis, melhorar a flexibilidade, contribuir para o aumento da densidade óssea e, ainda, combater maus hábitos como o fumo, o alcoolismo, entre outros.

Ao escolher uma atividade física leve em consideração a necessidade de realizar um "check up" sobre suas condições cardíacas e também uma avaliação física e de sua capacidade funcional com profissionais devidamente habilitados.

Você pode escolher uma caminhada rápida, andar de bicicleta, musculação, natação, “step”, “kick boxing”, aeróbica, dança, pilates ou esportes (futebol, basquetebol etc.).

Para realizar sua atividade física com segurança, use roupas leves e sapatos confortáveis. Evite comer demais antes da atividade física, mas também não faça exercícios sem se alimentar. Faça alongamentos antes e depois dos exercícios. Beba bastante água, antes, durante e depois da atividade.

Lembre-se: Você deve ter prazer ao praticar uma atividade física, portanto veja qual exercício melhor se adapta ao seu perfil e condições físicas e siga em frente!


ATIVIDADE FÍSICA É SAÚDE!
.
.
Dra. Helga Monteiro
Fisioterapeuta - Crefito: 75660-F

8 comentários:

juliana disse...

eu adoro fazer atividades fisicas faca voce tambem

daniela disse...

eu nao gosto de atividades fisicas sao chatasunclap

gilliane disse...

eu adoro muito atividades e muito bom pra saude

Anônimo disse...

Adoorei o blog. Me ajudou nas pesquisas escolares...
Só tenho 10 anos!

fashio disse...

me ajudou ganhar 3,0 pontos esó tenho 11 anos!!!!!!!!!!!!!!

BLOG FISIOSAÚDE disse...

Agradeço a todos pela participação!
Beijos e boa sorte!

Unknown disse...

muito legal atividade fisica

Unknown disse...

e muito bom faze execicios