sábado, 12 de novembro de 2011

REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL - RPG® Souchard



A Fisioterapia se abastece de várias técnicas mecânicas e manuais que permitem tratar o paciente que apresenta dores ocasionadas por disfunções biomecânicas e/ou neurofisiológicas. É importante salientar que o tratamento deve ser direcionado para solucionar as causas dessas disfunções, não só os sintomas.

Para realizar intervenções fisioterapêuticas, é necessário perceber o homem como um ser global, com aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais. Deve-se considerar as situações em que se encontra o indivíduo: como ele vive, trabalha, se mostra diante da sociedade e, inclusive, como ele dorme.

A Reeducação Postural Global - RPG® Souchard utiliza-se da globalidade como ferramenta principal, associada aos princípios da individualidade e da causalidade, considerando o paciente uma unidade funcional, identificando não apenas os sintomas, mas as causas dos problemas morfológicos e funcionais.

Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard, a RPG®, no Brasil, é uma técnica realizada somente por fisioterapeutas, desde o ano de 1999.

“A RPG se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia: problemas morfológicos, articulares, neurológicos, traumáticos, respiratórios e esportivos. Os tratamentos são individuais e duram cerca de uma hora. Para a prevenção e a manutenção, pode-se praticá-la em autoposturas.” (Fonte:http://www.rpgsouchardinst.com.br/rpg/index.html)

O fisioterapeuta trabalha com o paciente individualmente e, a cada atendimento, são escolhidas posturas específicas a serem trabalhadas, de acordo com as suas necessidades.

Além disso, a RPG® Souchard a flexibilidade e o realinhamento da coluna vertebral através de alongamentos das cadeias musculares, promovendo inúmeros benefícios para os idosos, adolescentes, atletas e praticantes de atividades físicas.

É indicada para tratamento de diversas condições patológicas, tais como: pés planos ou cavos, joelhos valgos ou varos, escolioses, hiperlordoses, hipercifoses, torcicolos, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, hérnia de disco, labirintite, artrite, artrose, bursite, tendinite etc.

Para maiores informações acesse: http://www.sbrpg.com.br/

Dra. Helga Monteiro
Fisioterapeuta – Crefito: 75660-F

Um comentário:

Everton Joaquim disse...

Em Fortaleza fui tratado pela Dra Valéria SIlva com RPG Reeducação Postural Global, realmente senti uma melhora incrível, indico a qualquer pessoa. Ela tem um site http://www.valeriasilva.com.br Vale muito a pena o RPG. Tenho escoliose